Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Uma história de empatia, solidariedade e amor ao próximo

Casal de Getúlio Vargas acolhe homem que perambulava na rua, leva pra casa, oferece banho, comida e pouso, e dá exemplo de amor ao próximo.

Portal Tchê
por  Portal Tchê
19/06/2020 13:10 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Por volta das 20h de quinta-feira (18), a redação do Portal Tchê, recebeu uma mensagem via WhatsApp, falando sobre um homem que estaria perdido na saída do Bairro Santa Catarina, em Getúlio Vargas. O reporter Diego Camargo, deslocou até o local e chegando lá, se deparou com o homem que estava sentado em um tronco de uma árvore, no acostamento da estrada.

O jovem que entrou em contato com o Portal, Joel Martovicz, e sua esposa Gislane Silva, também estavam no local, e haviam levado comida e agasalho para o homem que não possuia documentos que pudessem identificá-lo. Sendo assim, a Brigada Militar foi acionada. Os policiais identificaram o homem como Cezar Moreira Cardoso, de 49 anos, natural de Gaurama/RS.

Cezar contou que há anos vive na rua e que tem parentes em Áurea, e estava indo a pé até a cidade. Ele também comentou que veio de São Borja de ônibus até Passo Fundo e de lá foi caminhando até Getúlio Vargas. 

Percebendo que o homem não estaria em condições de seguir viagem, o casal que ali estava, se dispôs a levar o desconhecido para sua casa, para que tomasse um banho quente e dormisse aquecido, pelo menos por essa noite. Na casa de Joel e Gislaine, Cezar tomou um longo banho e depois fez uma refeição.

Na manhã desta sexta-feira(19), a cabeleireira, Cassiane Pinkoski, e a manicure, Andressa Lemes, que são amigas do casal, foram até a residência, e deram um “trato” na aparência de Cezar que teve o cabelo, a barba e as unhas cortados, e disse ter ficado muito feliz, por ter encontrado pessoas assim em seu caminho.

A assistência social do município de Getúlio Vargas, entrou em contato com o Portal Tchê e informou que Cezar já havia sido encaminhado para seus familiares mas que eles o buscaram conforme combinado. Ainda conforme a assistência social, Cezar tem problemas mentais e não está tomando sua medicação. Também informaram que já haviam feito contato com um irmão dele que mora em Videira/SC,e que esse irmão iria buscá-lo em Áurea. 

Na manhã de sexta-feira, a assistência social foi até a residência para levar Cezar até a cidade de Áurea na casa de um primo, até a chegada do irmão.

Essa experiência, de ajudar o próximo, não tem preço, esse casal literalmente fez o uso do ditado “fazer o bem sem olhar a quem”, da mesma forma a cabeleireira e a manicure, se dispuseram a ajudar da forma que podiam. Na noite em que ele foi recolhido, fomos em busca de cobertores, e rapidamente conseguimos, com a ajuda de mais pessoas. Conseguimos algumas roupas e calçados para Cezar, que graças a essas pessoas, pôde tomar um banho quente, pois no caminho ele havia comentado que nem se lembrava da última vez que tinha tomado um banho quente, passou a noite em uma cama macia e pode sentar a mesa e se alimentar. Fazer o bem contagia! relatou o repórter Diego Camargo.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE