Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Um mês após sanção de Lei, SC continua sem delegacias da mulher 24h

Advogado e professor de Direito Penal repercute o impacto do não cumprimento da legislação federal em território catarinense

NDMais
por  NDMais
12/05/2023 14:17 – atualizado há 1 mês
Continua depois da publicidadePublicidade

No dia 4 de abril deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a Lei nº 14.541/2023, que regulamenta o funcionamento das Delegacias Especializadas de Apoio a Mulher em território nacional. De responsabilidade dos governos estaduais, em Santa Catarina, essa função fica a cargo das DPCAMIs (Delegacias de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso).

Mesmo com uma Lei já vigente há um mês e com efeito imediato, a DPCAMI de Blumenau, no Vale do Itajaí e também todas as demais 31 estruturas semelhantes em toda Santa Catarina não operam de forma ininterrupta, por falta de efetivo. A informação já foi repercutida em reportagem do ND+ no mês passado.

Em toda Santa Catarina, existe apenas uma Delegacia de Polícia de Atendimento a Mulher que atende 24 horas, na sede da DEIC (Diretoria Estadual de Investigações Criminais), em Florianópolis. A estrutura é acionada em casos mais complexos, com desdobramentos estaduais.

Porém, cidades importantes do estado, como por exemplo Blumenau, que possui uma DPCAMI no bairro Victor Konder, não tem previsão para o atendimento 24 horas na sua delegacia especializada, conforme exige a Lei.

“Não é possível estender o atendimento das DPCAMIs para 24h sem aumento de efetivo. Existe uma questão fiscal e orçamentária do Governo do Estado que precisa ser vencida”, disse a delegada Patrícia Zimmermann, coordenadora das DPCAMIs de Santa Catarina, em entrevista ao ND+ há um mês.

Apesar do efetivo reduzido, saiba quais providências estão sendo tomadas

Como forma de tentar cumprir a exigência, a Polícia Civil de Santa Catarina possui uma Delegacia Virtual que permite a mulheres vítimas de violência de forma online. Na plataforma, é possível fazer boletim de ocorrência e até mesmo a requisição de medidas protetivas.

Outra ferramenta disponibilizada como forma de realizar um atendimento mais humanizado a mulheres vítimas de violência é a Sala Lilás. A estrutura está disponível em 12 delegacias de várias regiões de Santa Catarina e também em delegacias que operam 24 horas por dia.

A Sala Lilás é um espaço criado para prestar atendimento especializado e humanizado às mulheres vítimas de violência física e sexual, de forma acolhedora.

Especialista comenta situação de Santa Catarina

Mesmo não sendo cumprida, a nova Lei não prevê uma punição ao estado que descumprir a nova regra. Na visão de Décio Franco David, advogado criminalista e professor de Direito Penal, a falta de efetivo é uma resposta evasiva ao problema histórico de violência contra a mulher no Estado.

“Se a Lei determina, o Estado é obrigado a arcar. (…) Principalmente o Estado de Santa Catarina, que está fazendo um pacote econômico de restrição de verbas, de direcionamento do planejamento para dar incentivo fiscal às empresas. Como o governo atual está fazendo, isso demonstra um comprometimento de escolha estatal em não dar o suporte adequado para a população”, opina o advogado.

Segundo o especialista, entidades de proteção aos direitos da mulher possuem legitimidade para buscar órgãos como a Defensoria Pública e até mesmo o Tribunal de Contas do Estado para viabilizar o cumprimento a determinação federal.

Décio Franco David é professor universitário, advogado criminalista e presidente do Conselho Estadual da Anacrim no Paraná – Foto: Décio Franco David/Arquivo Pessoal/Reprodução/ND

Outro caminho também apontado pelo especialista seria recorrer ao FNSP (Fundo Nacional de Segurança Pública), que é citado na nova Lei. Na visão de Décio, que também é presidente do Conselho Estadual do Paraná na Anacrim (Associação Nacional da Advocacia Criminal), existem meios para o Estado driblar a questão.

“Claro que a culpa não é dos delegados de polícia (…), pois para que consiga cumprir a regra, o delegado precisa da estrutura que tem que ser fornecida pelo chefe do executivo. Cabe então ao Ministério Público, cabe então à Defensoria Pública acionar o Judiciário, ou dependendo do tipo de ressalva que o Estado fizer, se for o caso, acionar o TCE (Tribunal de Contas do Estado), para verificar o porquê não existe direcionamento de verba à Polícia Civil. Não cabe à autoridade policial falar que não vai cumprir, ela tem que cumprir, até porque está na Lei”, defende.

Polícia Civil rebate por meio de nota

Após a repercussão da sanção da nova Lei, ainda em abril, a Polícia Civil emitiu uma nota à imprensa divulgando as ações tomadas no sentido de se enquadrar no novo regramento federal.

Após ouvir o especialista, a reportagem do ND+ tentou um novo contato com a assessoria de imprensa da Polícia Civil de Santa Catarina, questionando se havia algum plano de trabalho para a implementação de DPCAMIs 24 horas por dia em Blumenau ou outras regiões do Estado.

O órgão também foi questionado se havia alguma nova providência a ser tomada, como a ampliação das Salas Lilás pelo Estado. Contudo, não houve resposta até o fechamento desta matéria, além da nota oficial que pode ser conferida abaixo:

“A Polícia Civil de Santa Catarina atende mulheres vítimas de violência doméstica 24 horas por dia por meio da Delegacia Virtual (www.pc.sc.gov.br), que pode ser acessada de qualquer lugar e a qualquer tempo. Na Delegacia Virtual, as vítimas podem fazer o Boletim de Ocorrência e, inclusive, pedir medidas protetivas que são imediatamente encaminhadas ao Poder Judiciário, uma ferramenta muito eficiente e pioneira no país.

Fora do horário de expediente das DPCAMIS (delegacias especializadas no atendimento à mulher), as vítimas são atendidas nas Centrais de Plantão Policial Civil (CPP), onde há 10 Salas Lilás no Estado. Esses espaços são destinados a acolher a mulher vítima de violência, evitando que ela fique exposta na delegacia e seja revitimizada.

A autoridade policial responsável na CPP pode solicitar a medida protetiva, se for o caso e, depois de ter dado o primeiro atendimento, a ocorrência é encaminhada para uma das 32 DPCAMIs do Estado, que farão o encaminhamento da demanda juntamente à rede de proteção constituída em cada município.

A primeira experiência de Sala Lilás foi feita na CPP da Capital e o resultado tem sido positivo. Com base nesta experiência, a PCSC tem trabalhado na expansão desse projeto para as outras CPPs do estado e até mesmo para regiões que ainda não contam com CPP estruturada. Importante destacar que a PCSC trabalha para que nenhuma mulher vítima de violência fique sem atendimento necessário independente do dia, local ou horário.

Além disso, há uma Delegacia de Proteção à Mulher na DEIC que atua investigando os casos de maior complexidade e de abrangência estadual, dando especial atenção à resolução desses casos.

A Polícia Civil não tem condições para se adequar à nova legislação neste momento, até porque a lei não prevê recursos para tal, o que deveria acontecer e, desde já, ressalta que nenhuma mulher vítima de violência que procurar a PCSC ficará sem o atendimento devido”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE