Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

UFSC confirma volta às aulas em EAD; data deve ser definida na segunda-feira

Conselho Universitário aprovou retomada das aulas em reunião nesta sexta (17), mas ainda precisa definir datas e detalhes

NSCTotal
por  NSCTotal
17/07/2020 22:03 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Conselho Universitário da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) aprovou a retomada das aulas à distância após quatro meses de atividades paradas por causa da pandemia do coronavírus, mas ainda sem definir um calendário para o retorno. A votação ocorreu em reunião nesta sexta-feira (17).

Após oito horas de debate, o conselho aprovou a criação de um calendário suplementar excepcional para retomar as atividades de ensino, mas não conseguiu terminar de votar as questões pendentes, como datas e outros detalhes sobre o funcionamento das aulas. Uma nova reunião foi marcada para segunda-feira (20), às 9h.

Entre os pontos já decididos pelo conselho, foi rejeitada a proposta para que durante o calendário excepcional não houvesse o controle de frequência dos alunos ou a realização de atividades avaliativas síncronas. A obrigatoriedade da gravação das aulas online também foi rejeitada, no entanto a prática não foi proibida.

Entrada Trindade - Foto Henrique Almeida

O conselho também definiu as responsabilidades da UFSC, como as garantias de acessibilidade educacional e suporte tecnológico assistivo para estudantes com deficiência, políticas de inclusão digital e permanência estudantil, capacitação, suporte tecnológico e legal, além de garantias para os trabalhadores da UFSC, inclusive aqueles lotados no Hospital Universitário.

Das 92 propostas que fazem parte do plano de retomada das aulas, 66 ainda deverão ser votadas na segunda-feira, entre elas o calendário das aulas de graduação e pós-graduação. No fim de junho a universidade já tinha declarado que não vai retomar as atividades presenciais em 2020 sem a existência de uma vacina ou medicamento contra o coronavírus.

O conselho universitário é formado por representantes de todos os centros de ensino, dos técnicos, professores, alunos e também representantes da sociedade civil organizada. Todos os detalhes da votação desta sexta-feira estão disponíveis no site da UFSC.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE