Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

UFRGS divulga novos editais de chamamento de vagas remanescentes do SiSU e Vestibular 2020

Prazo para envio da documentação inicia neste sábado.

Rádio Guaiba
por  Rádio Guaiba
04/06/2021 14:04 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul divulgou, nesta sexta-feira, no site novos editais de chamamento para vagas remanescentes do Vestibular e do SiSU 2020, além do novo edital de vagas remanescentes do SiSU 2021. Os convocados devem enviar a documentação completa via Portal do Candidato, entre as 9h deste sábado, 5 de junho, e as 23h59 de 11 de junho.

Nos editais para os processos de 2020, as vagas são para ingresso nos dois semestres do Ano Letivo de 2021. O próximo chamamento está marcado para dia 16 de junho. A Comissão de Ingresso reforça que o candidato deve observar a documentação comprobatória de sua modalidade de ingresso, de acordo com seu edital de inscrição.

Envio de documentos

O envio de documentos comprobatórios deve ser feito pelos convocados para os dois semestres via Portal do Candidato, entre 9h de 5 de junho e 23h59 de 11 de junho, em arquivos digitalizados de boa qualidade, com no máximo 5MB de tamanho, nos formatos .jpg, .jpeg ou .pdf. Os candidatos podem utilizar scanner ou um telefone celular com boa resolução de câmera, e os documentos devem estar legíveis e com boa qualidade, sem cortes ou rasuras.

O Portal do Candidato foi testado e homologado somente para uso nos navegadores Firefox e Chrome em computadores do tipo PC, não sendo recomendado o uso de celulares ou tablets para o envio da documentação. É possível acessar um tutorial no Portal do Candidato sobre o envio dos documentos, e também há mais informações sobre o assunto no Portal Ingresso.

Todos os candidatos, independentemente da modalidade de ingresso, devem enviar a chamada documentação acadêmica, com os seguintes documentos: certificado de conclusão e histórico escolar completo do Ensino Médio; documento de identidade atualizado; e declaração assinada de ocupação ou não ocupação de outra vaga em curso de graduação de Instituição Pública de Ensino Superior (formulário disponível para preenchimento no próprio Portal). Mais informações sobre esses documentos aqui.

Além disso, os candidatos classificados nas vagas de Ações Afirmativas (egressos de escola pública, pretos, pardos, indígenas, pessoas com deficiência e/ou com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional per capita) devem enviar outros documentos específicos, de acordo com a modalidade de ingresso. A documentação para cada modalidade de ingresso deve ser consultada no Edital do SiSU 2021, no Edital do SiSU 2020 , no Manual do Candidato e no Edital do Vestibular 2020, de acordo com o caso. As informações estão detalhadas no Portal Ingresso.

divulgação

Matrículas

No semestre 2021/1, os ingressantes cumprem a segunda etapa de matrícula, realizada junto às Comissões de Graduação (Comgrads) dos cursos, entre os dias 26 e 28 de julho, de acordo com o dia e horário individuais especificados na Faixa Horária, com publicação prevista para 22 de julho. Esse prazo contempla também os aprovados no Processo Seletivo 2021/1. No semestre 2021/2, as datas da segunda etapa de matrícula serão entre os dias 10 e 12 de janeiro de 2022, com a faixa horária divulgada no dia 5 de janeiro de 2022.

Próximos chamamentos

Novos editais de chamamento devem ser divulgados no dia 16 de junho, com envio de documentos entre 17 e 23 de junho. Para os que aguardam vaga, o ordenamento está disponível em bit.ly/ufrgsord. Os editais do SiSU 2021 para vagas de 2021/2 começam apenas depois da matrícula de calouros de 2021/1.

Canais para esclarecimento de dúvidas – Todas as informações referentes à matrícula podem ser obtidas no edital de chamamento. Para auxílio no processo de envio, os candidatos devem procurar os atendimentos online:

– Site: https://www.ufrgs.br/ingresso;

– E-mail: ingresso@ufrgs.br (respondido de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h);

– Portal do Candidato: Tutorial para envio da documentação;

– Facebook: https://www.facebook.com/TUAUFRGS;

– Instagram: https://www.instagram.com/tua.ufrgs;

– Twitter: https://twitter.com/tuaufrgs;

Além do Manual do Candidato e Edital do Vestibular 2020; Edital do SiSU 2020 e Edital do SiSU 2021.

O atendimento presencial continua suspenso em razão da pandemia. Caso as dúvidas não sejam esclarecidas por esses meios, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) também disponibilizará atendimento virtual aos candidatos.

O atendimento virtual ao candidato será realizado nos seguintes dias e horários: segundas e quartas – das 14h às 17h, nas seguintes salas virtuais:

Sala 1: https://mconf.ufrgs.br/webconf/atendimento-ingresso-renda-sala-1

Sala 2: https://mconf.ufrgs.br/webconf/atendimento-ingresso-renda-sala-2

  • terças e quintas – das 9h às 12h

Sala 1: https://mconf.ufrgs.br/webconf/atendimento-ingresso-renda-sala-1

Sala 2: https://mconf.ufrgs.br/webconf/atendimento-ingresso-renda-sala-2

O atendimento virtual está restrito apenas para esclarecimentos sobre os chamamentos do SiSU, Vestibular e Processos Seletivos Específicos (PSE) e conforme processos de análise e recurso vigentes. Dúvidas referentes a regularização de matrícula, ingresso de diplomado, ingresso de refugiados, ingresso de indígenas, aluno especial e transferências NÃO serão respondidas neste momento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE