Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

UFRGS divulga lista das leituras obrigatórias para o vestibular 2022

Os estudantes que desejam isenção do valor da inscrição tem até sexta-feira para enviarem a solicitação

Correio do Povo
por  Correio do Povo
04/11/2021 16:42 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) divulgou nesta quinta-feira a lista das leituras obrigatórias para o vestibular de 2022. As 12 obras selecionadas são as mesmas utilizadas na edição anterior, que incluiu o álbum "Construção", de Chico Buarque, os livros "Caderno de Memórias Coloniais", de Isabela Figueiredo; "Ponciá Vicêncio", de Conceição Evaristo; "Deixa o quarto como está", de Amílcar Bettega; "Bagagem", de Adélia Prado; "São Bernardo", de Graciliano Ramos; "As meninas", de Lygia Fagundes Telles; "Feliz ano velho", de Marcelo Rubens Paiva; poemas selecionados, de Florbela Espanca; "Papéis avulsos", de Machado de Assis; "Úrsula", de Maria Firmina dos Reis; e "Hamlet", de William Shakespeare.

A instituição federal ainda está organizando o processo com provas presenciais a serem realizadas nos primeiros meses de 2022, sem data definida. No entanto, as condições sanitárias na ocasião ainda serão levadas em conta para a aplicação.

Em dezembro, se as condições forem compatíveis com o formato, será autorizada a aplicação do processo, com abertura do prazo de inscrições e confirmação da modalidade. Os interessados devem acompanhar as atualizações no site da UFRGS e no site da Coperse.

Caso as condições não permitam, será realizada nova edição do Processo Seletivo, com uso de notas anteriores do Concurso Vestibular da UFRGS e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2017 a 2021. Os estudantes que desejam isenção do valor da inscrição tem até sexta-feira para enviarem a solicitação clicando aqui.

Confira a lista completa

1 - ISABELA FIGUEIREDO: Caderno de memórias coloniais

2 - CHICO BUARQUE: Construção

3 - CONCEIÇÃO EVARISTO: Ponciá Vicêncio

4 - AMÍLCAR BETTEGA: Deixa o quarto como está

5 - ADÉLIA PRADO: Bagagem

6 - GRACILIANO RAMOS: São Bernardo

7 - LYGIA FAGUNDES TELLES: As meninas

8 - MARCELO RUBENS PAIVA: Feliz ano velho

9 - FLORBELA ESPANCA: 

Poemas: 1. Fanatismo; 2. Horas rubras; 3. Eu; 4. Vaidade; 5. Lágrimas ocultas; 6. A minha dor; 7. Suavidade; 8. Se tu viesses ver-me; 9. Ser poeta; 10. Fumo; 11. Frêmito do meu corpo; 12. Realidade; 13. Súplica; 14. Doce certeza; 15. Quem sabe?!...; 16. A mulher I; 17. A mulher II; 18. Amiga; 19. Ódio; 20. Amar!; 21. O maior bem; 22. Neurastenia.

Atenção: O item 13 (o soneto Súplica) está disponível neste link.

10 - MACHADO DE ASSIS: Papéis avulsos

11 - MARIA FIRMINA DOS REIS: Úrsula

12 - WILLIAM SHAKESPEARE: Hamlet

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE