Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

UFRGS abre inscrições para o processo seletivo do segundo semestre

Novos estudantes da UFRGS serão selecionados a partir de notas antigas – tanto do vestibular, quanto do Exame Nacional do Ensino Médio.

Rádio Guaiba
por  Rádio Guaiba
19/08/2021 09:51 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) abriu, nesta quinta-feira (19), as inscrições para o processo seletivo do segundo semestre na instituição. Conforme previsto no edital, são oferecidas 1.418 vagas em 47 opções de cursos de graduação. Pela segunda vez consecutiva, o tradicional vestibular da instituição não será realizado em razão da crise sanitária causada pela pandemia da Covid-19.

Com isso, os novos estudantes da UFRGS serão selecionados a partir de notas antigas – tanto do vestibular, quanto do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A avaliação leva em conta a maior nota obtida pelo candidato, em qualquer uma das provas mencionadas anteriormente, desde que realizadas entre os anos de 2017 e 2020. Metade das vagas estão reservadas para o programa de ações afirmativas.

A inscrição custa R$ 40 reais, e deve ser feita no site da universidade até o dia 6 de setembro. Quem pretende usar uma nota antiga do Enem deve observar os critérios mínimos: média de 450 pontos em cada uma das provas objetivas e 500 na redação. Já quem vai aproveitar uma classificação do vestibular não pode ter sido eliminado do concurso em questão.

Cursos com mais vagas

Os cursos com maior quantidade de vagas são: Ciências Jurídicas e Sociais – Direito/Noturno (98); Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia – Bacharelado (63), Administração Noturno e Engenharia Civil (56); Ciências Contábeis – Noturno, Ciências Jurídicas e Sociais – Direito/Diurno e Medicina (49). A lista completa com as vagas nas 47 opções de curso pode ser conferida no edital.

Resultados

Até o dia 18 de outubro, será publicado o resultado preliminar do PS 2021/2, por meio de lista de classificados, e o resultado final está previsto para até 22 de outubro. No dia 23 de outubro, começa o envio da documentação obrigatória, que será realizado de forma online, com a obrigatoriedade do encaminhamento da comprovação exigida de acordo com a modalidade de ingresso do candidato.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE