Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

UFFS vai atuar na conservação de documentos de quando Erechim ainda era colônia

Processos crimes do início do século XX serão higienizados e catalogados por alunos do curso de História.

Wagner Lenhardt/ Assessoria UFFS
por  Wagner Lenhardt/ Assessoria UFFS
30/05/2022 10:23 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Documentos sobre a formação de Erechim, do início do século XX até o final dos anos 1980, serão higienizados e catalogados por acadêmicos do curso de História da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). São processos crimes que remontam aos tempos em que a cidade ainda era uma colônia e que podem auxiliar na compreensão de muitos aspectos não apenas da comunidade erechinense, mas de vários municípios do entorno.

Universidade recebeu as caixas contendo a documentação do Arquivo Histórico Municipal

O trabalho é um projeto de extensão realizado no Campus Erechim e coordenado pela professora Caroline Rippe. Mais de 100 caixas com documentos foram entregues à Universidade nos últimos dias.

Esse material é vital para o entendimento da historicidade criminalística, hábitos e atuação da força policial e judiciária na região, que possui uma condição de imigração tardia peculiar em relação às demais cidades – explica Caroline.

Os processos estavam inicialmente no Arquivo Histórico Municipal, que os entregou ao Fórum. Conforme a docente da UFFS, devido à falta de espaço, o órgão só armazena documentos de até 50 anos. O que não é guardado, vai para o descarte.

- Essa incineração geralmente é uma norma-padrão da arquivística – conta a professora. - O curso de História da UFFS, junto com a gestão atual do Arquivo, julgou que o material é interessante e pode proporcionar muitas pesquisas em relação à historicidade do crime e das leis, além de possibilitar a análise da sociedade erechinense e das cidades aos arredores em épocas mais remotas.

Processos crimes remontam aos tempos em que a cidade ainda era uma colônia

Os processos deverão ser devolvidos ao Fórum para incineração no prazo de 3 a 5 anos. Mas antes disso acontecer, os acadêmicos da UFFS cuidarão para que as informações sejam preservadas e que seu acesso seja ampliado.

Como a documentação está suja e bem precária, ela terá dois usos: primeiro, familiarizar os estudantes do curso de História com a instrumentalização de práticas de conservação preventiva de documentos históricos, por meio de aulas e oficinas. E, segundo: digitalizar os documentos para melhor acesso a pesquisas e escrita da História – explica Caroline.

Falta de mão de obra coloca em risco patrimônio histórico da região

Nos próximos dias ocorre a seleção dos bolsistas que atuarão para recuperar a materialidade da documentação entregue ao projeto da UFFS. Eles também serão responsáveis por ler os processos e interpretá-los. Segundo a professora, as atividades incrementam não apenas a formação dos acadêmicos, mas também repercutem no cuidado com o patrimônio histórico regional.

- Ao iniciar os alunos nas práticas museológicas da conservação preventiva e pequenos reparos, o estudante que tiver acesso a esses conhecimentos sai do curso com esse diferencial, que a ampla maioria das licenciaturas em História e muitos bacharéis não possuem no Estado. Em contrapartida, o ofício do historiador é justamente problematizar as fontes históricas, e, tendo acesso a esse material inédito, muitas oficinas de prática e desenvolvimento textual podem ser feitas dentro dos componentes curriculares ou mesmo fora deles, como atividades de pesquisa e extensão – destaca Caroline.

Caroline: “o ofício do historiador é problematizar as fontes históricas”

"Na região de Erechim e arredores constantemente são feitas demandas ao nosso curso neste quesito das boas práticas documentais e de acervos tridimensionais. É um elemento importante essa instrumentalização dos alunos, pois não apenas a docência, mas o emprego deles em arquivos, centros de memória escolar ou institucional formam um profissional mais completo. Por falta de mão de obra especializada vemos o descaso com o patrimônio histórico na região. À medida que uma educação patrimonial começa a ser feita na universidade e atinge a comunidade, esse sentimento de pertencimento histórico dos indivíduos e comunidades se torna mais claro, promovendo boas relações entre o passado e o presente "– completa a docente.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE