Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

UFFS submete portfólio de ações culturais na Rede Cultura Viva

Universidade é a primeira instituição de Erechim a buscar a certificação de Ponto de Cultura brasileiro.

Ascom UFFS - Campus Erechim
por  Ascom UFFS - Campus Erechim
10/03/2022 10:21 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Estabelecer-se como um polo cultural regional: é com este objetivo que a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim submeteu, nos últimos dias, seu portfólio de atividades culturais na plataforma Rede Cultura Viva, que identifica os Pontos de Cultura brasileiros, conforme a Lei Nº 13.018, de 22 de julho de 2014. Segundo a coordenadora adjunta de Extensão e Cultura da UFFS, Marcela Maciel, a ideia é de que o Campus Erechim possa sediar mais atividades da área, participar de editais, além de promover o intercâmbio de ações com demais pontos de cultura, tentando alavancar o setor na região do Alto Uruguai gaúcho.

Segundo Marcela, o município de Erechim, em seu Plano Municipal de Cultura, tem como meta estabelecer três Pontos de Cultura, sendo a UFFS a primeira instituição da cidade a efetuar o cadastro na plataforma.

A ideia do registro do Campus como ponto de cultura veio ainda dentro do projeto Observatório Cultural, quando tivemos acesso à Política Nacional de Cultura e começamos a entender essas políticas públicas e o papel da universidade nessa catálise das ações culturais dentro da região – explica a coordenadora. - Tínhamos o programa de cultura Fronteiras Sonoras, em que desenvolvemos algumas ações, e, a partir da atuação das bolsistas do programa, entendemos a importância delas para a construção de portfólios para reconhecimento dos coletivos.

As duas bolsistas, Kamilla Gilioli e Maria Eduarda Dellamagna, produziram o documento, que apresenta diversas iniciativas culturais desenvolvidas pela UFFS Campus Erechim em variadas linguagens artísticas. O portfólio pode ser acessado em https://issuu.com/uffs-caec-er/docs/portfolio_de_cultura_uffs_erechim_final.

Neste primeiro momento fizemos um portfólio para o Campus e um para o coletivo Sinfonia na Cidade, que poderão ser utilizados como referências para a elaboração de um portfólio para cada coletivo, como o grupo de teatro Devassos e outros que vão surgindo – destaca Marcela.

O portfólio foi importante também para que a instituição conseguisse duas cartas de anuência, comprovando a atuação da UFFS no setor cultural – exigência da Rede Cultura Viva para o processo de certificação. As duas cartas foram emitidas pela Secretaria Municipal de Cultura e pelo Sesc.

Cultura e universidade

Para Marcela, a articulação entre universidade e cultura se estabelece na perspectiva de uma formação mais ampliada, compreendendo a formação integral do cidadão, em que a cultura seja entendida como direito básico.

A gente não pode focar apenas em uma formação técnica. É preciso pensar nesses aspectos da cidadania, de saúde, bem-estar e da importância da cultura em nossas vidas. Nas universidades em que há cursos de artes, é muito mais óbvio: sempre tem um coral, um grupo de teatro etc. Aqui na UFFS Campus Erechim não temos esses cursos, mas, ainda assim, a cultura é uma dimensão formativa. Nossas atividades culturais contemplam diversos colegiados setoriais: culturas populares, diversidade linguística, memória e patrimônio, audiovisual, artes visuais, música e teatro – diz.

Outro fato que demonstra a capilaridade da cultura dentro da universidade é que a UFFS está iniciando os estudos da curricularização da extensão, em que a cultura também está inserida.

Todos os cursos de graduação da UFFS terão que inserir 10% da sua carga horária em atividades de Extensão e Cultura, então será possível viabilizar ainda mais a instituição enquanto ponto de cultura – finaliza Marcela.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE