Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

UFFS recebe homenagem da Câmara de Vereadores de Erechim

Foram entregues votos de congratulações e certificado de aplauso e reconhecimento pela conquista do primeiro doutorado do Campus, em Ciência e Tecnologia Ambiental

Wagner Lenhardt/Assessoria
por  Wagner Lenhardt/Assessoria
19/09/2023 13:19 – atualizado há 42 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim recebeu da Câmara de Vereadores de Erechim, na tarde do dia 18 de setembro, votos de congratulações e certificado de aplauso e reconhecimento pela conquista do primeiro doutorado do Campus, em Ciência e Tecnologia Ambiental. Participaram da solenidade servidores docentes e técnicos administrativos, alunos da instituição e comunidade em geral.

Crédito: Giulianno Olivar/CMVE

O doutorado em Ciência e Tecnologia Ambiental é o primeiro curso de doutorado em uma instituição de ensino do Alto Uruguai gaúcho. Compõe o Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA), criado em 2014 e que já oferta o curso de mestrado, tendo mais de 100 dissertações defendidas.

Na solenidade, o diretor da UFFS – Campus Erechim, Luís Fernando Santos Corrêa da Silva, exaltou o reconhecimento por parte do Poder Legislativo municipal.

Esse é um momento profundamente especial para nós, que construímos as nossas vidas nessa instituição, e que, ao construirmos as nossas vidas, também colaboramos para essa construção coletiva, que é a Universidade Federal da Fronteira Sul. Recentemente aprovamos nosso primeiro curso de doutorado do Campus Erechim, coordenado pelo professor Valdecir Zonin, e pelo qual colaboraram diversos colegas, técnicos administrativos, professores, trabalhadores terceirizados. Esse sem dúvida é um dos principais desafios da Universidade Pública no nosso país, junto com o ensino de graduação, junto com a pesquisa e junto com a extensão: a oferta de cursos de pós-graduação e nível de especialização de mestrado em doutorado – disse o diretor.
Além desse programa de pós-graduação, temos outras duas propostas que deverão ser submetidas em breve, de um doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas e também de um doutorado profissional em Educação. Com isso, esperamos em breve termos três cursos de doutorado, todos eles públicos e gratuitos, aqui na região do Alto Uruguai, na cidade de Erechim, reforçando a nossa vocação histórica de oferecer serviços públicos na educação, cada vez com mais qualidade, de forma cada vez mais abrangente. Quero deixar aqui primeiro a minha manifestação de satisfação e de alegria por receber essa distinção nessa casa legislativa, mas também aproveitar para parabenizar todas as colegas e os colegas que participaram dessa nossa grande conquista, que sem dúvida é uma conquista para a área do conhecimento específica, mas também é uma conquista da universidade como um todo, do nosso campus e também da nossa região do Alto Uruguai gaúcho.
Crédito: Giulianno Olivar/CMVE

O coordenador do PPGCTA, Valdecir Zonin, destacou os desafios na trajetória do PPGCTA e a produção científica gerada por docentes e acadêmicos.

- Nós fizemos este ano 10 anos de Programa. E esta caminhada foi uma caminhada difícil, árdua, envolveu muitas pesquisas em finais de semana, correção de trabalhos no sábado, domingo. Afinal de contas, ser professor de universidade pública, gratuita e que pretende ser de qualidade requer muito esforço, muito entusiasmo, muita dedicação. Não foi fácil chegar nessa caminhada, mas chegamos porque tivemos sempre no Programa uma missão estratégica planejada, sempre a longo prazo. Passamos de uma centena de dissertações defendidas em diversas áreas, que envolvem a questão da água residuária; preservação e conservação das águas, dos solos e das florestas; bioenergia, água, energia, desenvolvimento rural, plantas, solo, paisagens, fauna, flora. Só foi possível essa conquista porque no ano passado nós elevamos de nota 3 para nota 4 o nosso conceito Capes. Mas somente a elevação de nota também não teria sido o suficiente para aprovarmos o doutorado. Nós caminhamos e trilhamos com um bom nível de formação científica, técnica e com tecnologia social, inclusive. Não é só a ciência do laboratório que nós fizemos, nós fizemos ciência social também. E conseguimos também essa nota em elevação porque nós temos um nível de egressos muito qualificado a campo, que são professores, pesquisadores, que trabalham em diversas instituições. E claro que ao falar dos egressos, nós vamos falar também dos presentes, a juventude que está hoje integrada ao PPGCTA é muito responsável, muito comprometida – disse Zonin.

A proposição em homenagem ao doutorado foi do vereador Anacleto Zanella, subscrita também pelos vereadores André Jukoski e Sandra Picoli.

Além de parabenizar essa conquista recente, nós precisamos parabenizar e enaltecer o trabalho como um todo da Universidade. Muitos dos professores e professoras que estão atuando no município são oriundos dos Programas da Universidade. É pra isso que nós lutamos tanto pela Universidade. A história da Universidade não começa em 2009, ela começa no início dos anos 2000, com a luta pela sua conquista. Esta Câmara de Vereadores teve um papel importante, todos os vereadores aqui, de uma forma ou de outra, participaram, a comunidade regional participou. Então a gente comemora junto estas conquistas. Isso demonstra o quanto essa Universidade dialoga com demandas da comunidade regional – ressaltou o vereador Anacleto Zanella.

A sessão pode ser assistida na íntegra no canal da TV Câmara no YouTube: https://www.youtube.com/live/IlWXjfYC0rA?si=cwrfYMrsfH0BrEVe.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE