Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

UFFS promove evento sobre Astronomia em parceria com outras instituições gaúchas

Atividades acontecem de 2 a 4 de dezembro e são abertas a todos os interessados.

Ascom UFFS - Campus Erechim
por  Ascom UFFS - Campus Erechim
30/11/2020 15:29 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Diversas instituições gaúchas que atuam nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, entre elas a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, realizarão, entre os dias 2 e 4 de dezembro, o evento “Jornada da Terra às estrelas” para divulgar e comemorar o Dia Nacional da Astronomia, celebrado em 2 de dezembro. Estão programadas oficinas, lives, relatos de experiências, rodas de conversa, teatro virtual, entre outras atividades.

De acordo com o professor de física da UFFS – Campus Erechim, Anderson André Genro Alves Ribeiro, o “objetivo da Jornada, assim como o da Lei nº 13.556/2017, que instituiu o Dia Nacional da Astronomia, é ampliar a divulgação da astronomia para o público em geral, dando acesso a informações e programas educacionais sobre o assunto”.

Em relação à programação, Anderson destaca que ela é diversificada e aberta a todos os públicos. “Teremos atividades para estudantes do ensino fundamental, médio e superior, além de atividades lúdicas, discussões sobre pesquisa na área e conversas sobre ciência e sociedade. É sobre essa última temática que a UFFS participa do evento, através do projeto de extensão 'Na marcha pela Ciência', que tem por objetivo realizar momentos de diálogo com a comunidade universitária, destacando o papel da ciência e da educação para o desenvolvimento e para a soberania de um país, aproximando e ampliando a interação entre conhecimento científico e sociedade. Faremos o encerramento da Jornada com um bate-papo on-line sobre 'Astronomia, Sociedade e Educação', que será transmitido na página do projeto no Facebook (facebool.com/namarchapelaciencia/)”, explica.

O evento será realizado de modo remoto. Os formulários para inscrições nas oficinas e os links para acesso às atividades podem ser conferidos no site do Observatório Educativo Itinerante e Aventureiros do Universo (ufrgs.br/oeiaventureiros/index.php/eventos/).

PROGRAMAÇÃO:

02 de dezembro (quarta-feira)

10h - Oficina Jogo dos Biomas

14h - Relato de experiências em Astronomia do grupo #MeninasdoGuara no projeto Meninas na Ciência.

15h - Oficina Constelações: Astronomia Cultural

18h - Live “Descomplicando a Astronomia” com bolsistas

20h - Sessão-Teatro Virtual – “2020: Uma LOUCA Odisseia no Espaço”

21h - Lançamento do clip de encerramento do ano – Planetário da Unipampa canta ou, pelo menos tenta: Rocketman

03 de dezembro (quinta-feira)

10h - Oficina Energias Renováveis

10h - Oficina “Explorando o Sistema Solar”

15h - Oficina Fases da Lua

17h - Live, A pesquisa em Astrofísica na UFRGS com bolsistas graduandos, pós-graduandos e docentes.

04 de dezembro (sexta-feira)

15h - Roda de Conversa, Nem só de astronomia se faz um planetário, com bolsistas o Programa de Extensão Ciência, Cultura e Arte do Planetário da UFRGS

18h - Encerramento da Jornada com a live: Astronomia, sociedade e educação, um bate papo com os Planetários do Sul.

REALIZAÇÃO:

Observatório Educativo Itinerante da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Projeto Estrelas do Sul (UFRGS), Planetário da Universidade do Vale do Taquari (Univates), Planetário da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Planetário da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Planetário da UFRGS, Departamento de Astronomia do Instituto de Física da UFRGS e UFFS – Campus Erechim.

APOIO:

Grupo Planetários do Sul, do qual a UFFS – Campus Erechim faz parte, e que reúne as instituições gaúchas em atividade, ou que já estiveram em atividade, ou instituições que pretendem ter um Planetário. Além do projeto integrante do Programa Ciência na Escola do MCTI, MEC, CNPq e Capes, Estrelas do Sul: Viagem pelas Estrelas, desenvolvido pelo Instituto de Física da UFRGS.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE