UFFS lança proposta do Curso de Especialização em Inteligência Artificial

O Curso será ofertado no Campus Erechim, com previsão de início em março de 2026 e término em julho de 2027, vai disponibilizar 40 vagas.

Por Assessoria UFFS Publicado em há 6 horas

A Universidade Federal da Fronteira Sul, fez o lançamento do Curso de Especialização em Inteligência Artificial na Educação, na tarde do dia 19 de dezembro, no Auditório do Bloco A – Campus Erechim. A Cerimônia contou com a presença da direção do Campus e da coordenação da nova Especialização.

O Curso será ofertado no Campus Erechim, com previsão de início em março de 2026 e término em julho de 2027, vai disponibilizar 40 vagas.

A pós-graduação tem como objetivo formar profissionais capazes de compreender criticamente e se apropriar de forma ética e sensível dos dispositivos da Inteligência Artificial (IA) nos contextos educacionais, promovendo transformações pedagógicas alinhadas à diversidade e inclusão.

Com uma carga horária total de 450 horas (390 horas de componentes curriculares mais 60 horas de TCC), o curso será oferecido no formato híbrido. Desse total, 40% (180 horas) será realizado de forma remota síncrona, e o restante no formato presencial físico.

A especialização é destinada a graduados em curso superior de qualquer área de conhecimento, com foco especial em licenciaturas, reconhecidas pelo Ministério da Educação. A proposta se justifica pelo compromisso com o desenvolvimento regional de Erechim e do Alto Uruguai Gaúcho, investindo na qualificação de profissionais para atuar com ética e inovação frente às transformações digitais na região.

Para o coordenador da Especialização Anibal Lopes Guedes o curso nasce da necessidade de as licenciaturas buscarem a “apropriação da inteligência artificial no âmbito da sala de aula. Buscou-se abranger diferentes personagens que atuam no âmbito educacional.” Explicou.

As aulas serão ofertadas no turno noturno, das 18h30 às 22h30, nas quintas e sextas-feiras.

Créditos Fotos: Dolisete Levandoski