Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

UFFS e Rede Ecovida promovem capacitação para produtores do RS e SC

Atividade do Núcleo de Agroecologia do Alto Uruguai sobre processos de certificação de sistemas orgânicos teve a participação de 50 pessoas.

Wagner Lenhardt/Assessoria
por  Wagner Lenhardt/Assessoria
25/05/2022 14:17 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim e a Rede Ecovida de Agroecologia promoveram, na terça-feira (24), uma formação para 50 agricultores do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O objetivo foi orientar produtores e coprodutores sobre processos de certificação da conformidade dos sistemas orgânicos de produção, segundo a legislação vigente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Wagner Lenhardt/Divulgação/UFFS.

A programação ocorreu de manhã e de tarde. O curso foi ministrado por Cristiano Motter, da Coordenação Geral da Rede Ecovida. O evento contou com a presença de vários egressos da Universidade, profissionais que atuam em ações de coordenação e de assessoria técnica em trabalhos com a agroecologia na região, de diversas organizações.

A atividade foi uma ação do Núcleo de Agroecologia do Alto Uruguai - grupo que reúne organizações públicas e da sociedade civil organizada. A UFFS participa do Núcleo através do Grupo de Pesquisa Agricultura Familiar e Transição Agroecológica (GP-AFTA).

Wagner Lenhardt/Divulgação/UFFS.

O professor Márcio Freitas Eduardo, do Grupo de Pesquisa, destaca que a UFFS é uma instituição que tem trabalhado para promover ações de fomento ao desenvolvimento sustentável.

O Núcleo Alto Uruguai da Rede Ecovida de Agroecologia tem mais de 160 famílias, homens e mulheres, agricultores familiares, os quais contam com o apoio das organizações da agroecologia e de instituições públicas, como a UFFS, para o desenvolvimento de práticas produtivas que aliam a produção de alimentos sadios, com a geração de renda e a preservação da sociobiodiversidade regional – ressalta o docente.

A formação ocorre de forma paralela à XVIII Campanha Anual de Promoção do Produto Orgânico, realizada pelo MAPA. O tema da campanha de 2022 é “Produtos Orgânicos: Saudáveis por Natureza”. A Campanha é realizada anualmente desde 2005, voltada ao público consumidor, e o slogan para 2022 pretende ressaltar os benefícios do alimento orgânico na promoção da saúde, no respeito ao meio ambiente, na conservação e recuperação da biodiversidade, caracterizada por uma produção sustentável ao longo de toda a cadeia de produção, com justiça social, de forma harmônica com a natureza. A temática deste ano destaca os processos de produção e o papel dos bioinsumos na produção orgânica e trará uma mesa de debate com produtores e especialistas, aprofundando o tema.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE