Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação/UFFS.
Educação

UFFS comemora novos conceitos de três cursos avaliados pelo Inep

Avaliação feita no ano passado considerou os cursos de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Ambiental

Wagner Lenhardt/ Assessoria UFFS
por  Wagner Lenhardt/ Assessoria UFFS
17/12/2020 11:23 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim encerra o ano de 2020 com novos índices de qualidade que comprovam, mais uma vez, sua crescente trajetória de excelência no ensino superior público. A boa notícia vem do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que divulgou, nas últimas semanas, os Conceitos Preliminares de Cursos (CPCs) relativos ao ano de 2019.

No ano passado o Inep avaliou três cursos do Campus: Agronomia e Arquitetura e Urbanismo - que conquistaram o conceito 4, e Engenharia Ambiental, que obteve a nota 3. Os conceitos são aferidos conforme o desempenho dos estudantes no Enade, além de levar em conta o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que mede o valor agregado pelo curso em comparação à nota do Enem. Assim, compara-se o conhecimento do estudante ao ingressar na universidade e ao encerrar sua graduação.

Para o diretor da UFFS Campus Erechim, professor Luís Fernando Correia da Silva, as notas dos CPCs materializam a qualidade das opções de graduação ofertadas pela universidade.

"Nossos cursos seguem entre os mais bem avaliados na Região Sul do país. Isso se torna ainda mais significativo tendo em vista o momento em que temos acesso à avaliação dos nossos cursos" – diz o diretor, refletindo sobre o contexto atual diante dos males causados pelo novo coronavírus.

Sobre os cortes orçamentários que as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) sofreram em 2019, Luís Fernando acredita que o impacto será mais saliente nos próximos anos.

"A avaliação realizada em 2019 reflete uma construção bastante anterior, que passa pela consolidação do corpo docente dos cursos, estruturação de laboratórios e de áreas experimentais e qualificação acadêmica das atividades ofertadas aos estudantes. Desse modo, o impacto dos sucessivos cortes orçamentários afetarão de modo mais significativo as novas turmas, visto que realizarão suas formações em um cenário de maior escassez de recursos".

O diretor do Campus Erechim ainda destaca que as novas notas dos cursos são positivas não apenas para a comunidade acadêmica, mas para toda a população regional.

Os cursos de graduação ofertados pela UFFS - Campus Erechim vinculam-se fortemente com o perfil da região. São espaços formativos importantes, mas também contribuem com a região mediante a produção de conhecimento e também por meio da extensão universitária – finaliza Luís Fernando.

Para saber mais sobre os cursos ofertados pela UFFS, acesse www.uffs.edu.br.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE