Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

Uergs tem 19 docentes em ranking internacional de produções científicas que são referência

Ranking AD Scientific Index foi divulgado recentemente e é baseado no desempenho científico e no valor agregado de produtividade de cientistas que são referências para outras pesquisas.

Governo RS
por  Governo RS
06/10/2021 06:20 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Um grupo de 19 docentes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) está entre os 10 mil pesquisadores do mundo com mais produtividade nos últimos cinco anos, ranqueados pela organização independente Alper-Doger Scientific Index. O ranking AD Scientific Index foi divulgado recentemente e é baseado no desempenho científico e no valor agregado de produtividade de cientistas que são referências para outras pesquisas.

O professor Paulo Henrique Ott está no topo da lista dos docentes da Uergs que compõem o ranking. Na sequência, estão Marc Richter, Ana Carolina Tramontina, Adriana Abreu e Martha Narvaz, entre os cinco primeiros. A maioria dessas pesquisas são das áreas de ciências naturais, agricultura e silvicultura, engenharia e tecnologia. Confira a relação com as 19 pessoas e os dados que levaram à classificação.

Para compor o ranking, são usados os valores totais e dos últimos cinco anos do índice i10, que considera estudos científicos que receberam dez ou mais citações; pelo índice h, determinado com base no número de artigos citados pelo menos "h" vezes; e pelo número de citações no Google Scholar. De acordo com os organizadores do índice, o número de produções científicas usadas como referência para outros autores mostra o valor e a extensão dessas produções para a literatura científica.

"Os resultados apresentados por indicadores independentes como o da AD Scientific demonstram que a nossa universidade tem um corpo docente qualificado e com imenso potencial para produzir ciência de grande relevância e impacto", disse o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Rafael Haag.

O AD Scientific Index usa nove parâmetros e mostra a classificação de cientistas individuais em 12 assuntos, 256 ramos, 11,7 mil instituições de emprego, 186 países, 11 regiões (África, Ásia, Europa, América do Norte, América Latina, Oceania, Arab Leageu, EECA, Brics, Usan e Comesa) e no mundo.

Para Haag, o resultado da Uergs deve ser comemorado e é motivo de orgulho para toda a comunidade acadêmica. "A Uergs é uma das mais jovens universidades públicas do país e já aparece no ranking da AD Scientific ao lado de instituições mais antigas e com tradição na produção científica", observa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE