Uergs recebe inscrições para cursos de graduação em Processo Seletivo pelo Enem
Nessa forma de ingresso, é necessário apresentar a nota do Exame realizado em 2024 ou em uma das edições anteriores a partir de 2020. É possível se inscrever até o dia 3 de dezembro de 2025 pelo Portal do Candidato.
A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) abriu, nesta segunda-feira (10/11), as inscrições do processo seletivo para os cursos de graduação que usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nessa forma de ingresso, é necessário apresentar a nota do Exame realizado em 2024 ou em uma das edições anteriores a partir de 2020. É possível se inscrever até o dia 3 de dezembro de 2025 pelo Portal do Candidato.

Para o Ingresso 2026, a Uergs lançou três formas de seleção: pelo Enem, pelo Sisu e pelo Processo Seletivo Simplificado. Ao todo, são 1250 vagas para 21 cursos de graduação, em unidades universitárias de diferentes regiões do estado. Para o processo seletivo via Enem, que está com inscrições abertas, foram abertas 686 vagas.
Metade das vagas da Uergs são reservadas para pessoas economicamente hipossuficientes, negras, pardas e indígenas (de acordo com a distribuição da população no estado). Há reserva de 10% das vagas para pessoas com deficiência.
Para facilitar a comprovação de renda das pessoas economicamente hipossuficientes, a partir deste ano, será exigido somente o envio do comprovante de inscrição da família no Cadastro Único (CadÚnico). Os cursos são presenciais e a Uergs não cobra taxa de inscrição nem mensalidade pelos cursos de graduação.

Confira os cursos com vagas e os editais do processo seletivo em uergs.edu.br/ingresso2026
Saiba mais sobre as outras formas de ingresso:
Ingresso Via SiSU
A partir de 2026, a Uergs volta a ofertar vagas na graduação com ingresso por meio do SiSU (Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação). Para participar, é necessário ter feito o Enem em 2023, 2024 ou 2025. As inscrições ocorrerão em janeiro pelo portal do MEC.
Processo Seletivo Simplificado
Após a finalização dos processos seletivos via Enem e Sisu, a Uergs realiza uma seleção complementar para o preenchimento das vagas que restarem das seleções anteriores. A classificação dos(as) candidatos(as) é feita pelas médias aritméticas das notas de Português e Matemática obtidas nos três anos do Ensino Médio, ou das notas de exames de certificação. Para essa seleção, não são necessárias provas específicas. As inscrições ocorrerão em fevereiro.