Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Política

TSE determina retomada da coleta da biometria em todo Brasil

O atendimento presencial aos eleitores, incluindo o cadastramento biométrico, havia sido interrompido em 2020, como uma das medidas sanitárias adotadas para conter a disseminação da Covid-19.

O Sul
por  O Sul
13/07/2023 15:02 – atualizado há 14 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) determinou a retomada, pelos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais), da coleta da biometria do eleitorado em todo o País, com a realização de testes preliminares feitos em parceria com o TRE do Distrito Federal.

O atendimento presencial aos eleitores, incluindo o cadastramento biométrico, havia sido interrompido em 2020, como uma das medidas sanitárias adotadas pela Justiça Eleitoral para conter a disseminação da Covid-19. Por esse motivo, sua retomada no Rio Grande do Sul demandou a atualização de sistemas, a readequação de equipamentos e a capacitação de atendentes, tendo em vista o longo período de suspensão.

Agência Brasil

Agora, todos os municípios do Estado estão disponibilizando o serviço de coleta biométrica. O atendimento pode ser iniciado diretamente no Cartório Eleitoral, Central ou Posto de Atendimento ou por meio da plataforma virtual do TRE-RS, o JE Digital.

Vale destacar que, na hipótese de requerimento digital, será necessário o comparecimento em qualquer unidade cartorária do RS para a coleta de fotografia, assinatura e impressões digitais, exceto nos casos em que a biometria já tenha sido coletada anteriormente.

É possível agendar dia e horário para o atendimento presencial, por meio da plataforma JE Digital ou do número de telefone 148, bem como pelo WhatsApp do TRE-RS: (51) 2312-2015).

A meta do TSE é alcançar, nas eleições de 2026, a quase totalidade das eleitoras e dos eleitores com cadastro das impressões digitais, assinatura e fotografia na Justiça Eleitoral.

Por esse motivo, a coleta da biometria é obrigatória, atualmente, para a pessoa que solicitar o primeiro título de eleitor ou já tiver o documento, mas não possuir dados biométricos cadastrados na Justiça Eleitoral, quando ela necessitar revisar ou transferir a sua inscrição.

Assim, para o pleito de 2024, as pessoas que não tiverem coleta biométrica permanecem podendo votar normalmente, desde que o seu título de eleitor esteja em situação regular.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE