Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Política

TSE apresenta instabilidade em sistema de apuração

Justiça eleitoral garante que a apuração dos dados ocorre normalmente, o problema está na divulgação dos resultados.

Correio do Povo
por  Correio do Povo
15/11/2020 19:14 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, relatou há pouco que houve uma tentativa de ataque ao sistema que abriga as informações da Justiça Eleitoral, mas que foi totalmente neutralizado. "Houve uma tentativa de ataque com quantidade de acessos maciços para tentar derrubar o sistema", afirmou o ministro. Segundo ele, mais informações sobre o ocorrido estão sendo apuradas. "A informação que tenho é que foi tentativa de derrubar o sistema. Mas está tudo funcionando bem", disse.

"Estamos atentos. Ataques são preocupação do mundo contemporâneo", afirmou Barroso, para quem, no entanto, essa tentativa não é uma novidade desse pleito. "Minha impressão é que eles se repetem de longa data", disse o presidente do TSE em coletiva à imprensa.

Grupo expôs dados nas redes sociais depois da invasão ocorrida no início da tarde | Foto: Reprodução / CP

Apesar de não ter detalhes sobre o ocorrido, Barroso afirmou ser "quase certo" de que a tentativa de ataque partiu de uma ação articulada fora do Brasil. "Às vezes quando ocorre ataque de outro país alguém aqui reivindica, mas muito provavelmente terá sido ataque externo", disse Barroso.

O ministro ainda buscou tranquilizar a população sobre o resultado das eleições, sobre o qual não há risco de uma eventual tentativa de ataque ter influência. "Ainda que pudesse haver problema na transmissão de dados, tudo o que acarretaria de transtorno seria atraso, sem comprometimento de resultado", explicou.

O presidente do TSE ainda comentou que houve notícia de que teria havido vazamento de dados de funcionários do TSE, o que também está em apuração. "Esse vazamento não é produto de ataque atual, é de ataque antigo, que não fomos capazes de precisar se ocorreu há 10 dias ou há cinco anos", afirmou.

O vazamento foi exposto por um grupo que se intitula como CyberTeam. Segundo eles, a exposição das informações não tem necessariamente uma mensagem política. De acordo com o CyberTeam, a vulnerabilidade utilizada por eles para invadir os sistemas do TSE permanece aberta, então ainda é possível acessar o banco de dados do tribunal. Os dados divulgados mostram a estrutura de banco de dados do TSE, mas não expõem dados de eleitores. No entanto, eles apresentam uma série de credenciais de acesso aos sistemas do tribunal em sete arquivos .TXT.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE