Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Pixabay
Tech

TSE afirma que WhatsApp criará canal de denúncias de disparos em massa

O aplicativo de mensagens também anunciou outras medidas voltadas para as eleições deste ano no Brasil.

Correio do Povo
por  Correio do Povo
27/01/2022 22:10 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) afirmou que o WhatsApp vai criar um canal de denúncias contra disparos em massa de mensagens na plataforma. Representantes da empresa se reuniram nesta quinta-feira com o ministro Luís Roberto Barroso, presidente da Corte. O aplicativo de mensagens também anunciou outras medidas voltadas para as eleições deste ano no Brasil.

Barroso conversou, por videoconferência, com Will Cathcart, diretor global do WhatsApp e afirmou que a empresa se comprometeu a colocar no ar um chatbot (robô de conversas) do TSE para tirar dúvidas dos internautas que usam o aplicativo para realizar conversas instantâneas.

A iniciativa ocorre após denúncias de que disparos em massa de mensagens influenciaram milhões de eleitores nas eleições de 2018. Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) tramitaram no TSE sobre o tema, e a Corte, embora tenha entendido que os disparos em massa ocorreram, optou por não punir os eventuais beneficiados por causa da ausência de provas sobre o impacto no resultado da votação.

As denúncias de uso irregular do aplicativo envolveram a campanha do presidente Jair Bolsonaro e do segundo colocado, Fernando Haddad.

“Embora algum grau de regulação estatal seja inevitável, o modelo ideal deve partir de medidas concretas e políticas das próprias plataformas. Isso pode ser feito mediante regras claras e transparentes nos seus termos de uso e serviços, como também por meio de parcerias com os órgãos públicos, quando necessário. O acordo do WhatsApp com o TSE visa justamente proteger a democracia contra comportamentos inautênticos, mas sem restrição indevida ao debate público e à liberdade de expressão", disse Barroso, após o encontro.

O Telegram, que tem serviço parecido com o WhatsApp e já está instalado em 53% dos celulares no Brasil, não respondeu às tentativas de contato da Justiça Eleitoral. Por causa disso, avalia-se no TSE a possibilidade do aplicativo ser banido do Brasil. Isso pode ocorrer assim que o Judiciário retornar do recesso, em fevereiro.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE