Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Mundo

Trump diz que Brasil tem dificuldades em combater o coronavírus

Os Estados Unidos tem 1,9 milhão de infecções e mais de 108 mil mortos.

AFP
por  AFP
05/06/2020 20:01 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, citou o Brasil nesta sexta-feira (5), como exemplo de país com dificuldades para lidar com a pandemia de coronavírus. Ele defendeu a estratégia adotada por seu governo contra a doença e disse que agora devem se concentrar em proteger grupos de risco e permitir uma maior reabertura da economia. Os Estados Unidos tem 1,9 milhão de infecções e mais de 108 mil mortos.

Trump comparou o Brasil com a Suécia, que não impôs quarentena e se baseou em medidas de distanciamento social e higiene pessoal voluntárias, com escolas, restaurantes e empresas abertos. O resultado foi um número de casos de coronavírus bastante superior aos de seus vizinhos.

“Fechamos nosso país. Salvamos, possivelmente, 2 milhões, 2,5 milhões de vidas. Poderia ser só um milhão de vidas, acho que não menos que isso. Mas se considerarmos que estamos em 105 mil hoje em dia, o número de vítimas seria pelo menos 10 vezes maior. É o que se acredita como mínimo se fizéssemos [imunidade de] rebanho”, comentou.

“Se você olha para o Brasil, eles estão num momento bem difícil. E, falando nisso, continuam falando da Suécia. Voltou a assombrar a Suécia. A Suécia também está passando por dificuldades terríveis. Se tivéssemos agido assim, teríamos perdido 1 milhão, 1,5 milhão, talvez 2,5 milhões ou até mais”, afirmou Trump na Casa Branca, acrescentando que agora é hora de acelerar a reabertura.

Trump entrou em atrito diversas vezes com especialistas em doenças e promoveu tratamentos que não foram considerados eficientes. Ele também acusou governadores adversários querer prejudicar uma possível reeleição sua dificultando a abertura dos seus Estados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE