Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Rio Grande do Sul

Trindade do Sul tem 36 casos de coronavírus confirmados

Com menos de 6 mil habitantes, a cidade é a que têm maior incidência da doença no Estado

GaúchaZH
por  GaúchaZH
29/05/2020 06:28 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Uma reportagem da GaúchaZH, publicada nesta sexta-feira diz que os dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), atualizados às 18h desta quinta-feira (28), apontam 26 testes positivos. Eles ainda não contabilizam os dez novos casos que, segundo o governo municipal, foram confirmados ontem.

Com 36 ocorrências, a cidade teria uma incidência de 620 casos por 100 mil habitantes, o que colocaria o município na quarta colocação do Estado neste ranking — acima dele estão Lajeado (1541,6), Saldanha Marinho (1076,4) e Garibaldi (869,3), levando em consideração que a SES só considera esse índice como parâmetro para ações quando a quantidade de casos confirmados é maior que 20.

O avanço da doença fez a prefeitura reavaliar o fechamento do comércio mais uma vez. Até esta sexta-feira, um novo decreto mais restritivo deve ser editado na cidade.

No Hospital Santa Rosa de Lima, cinco quartos estão reservados para pacientes com covid-19 mas há um único respirador para a cidade. Casos mais graves são encaminhados para Passo Fundo ou Frederico Westphalen, a 112 e 81 quilômetros de distância, respectivamente. Na cidade, há três linhas principais de contaminação: são sete contaminados no frigorífico da JBS, outros sete casos na empresa Projesul, uma terceirizada da RGE. O terceiro grupo é de moradores que diariamente se deslocam para trabalhar em frigoríficos de Chapecó (SC), a 70km da cidade. A cidade tem um óbito: uma mulher de 70 anos que teve contato com dois profissionais do Serviço Móvel de Urgência (Samu) que estavam com a doença, mas assintomáticos.

Na cidade, igrejas e clubes seguem fechados. Academias podem atender um número limitado de pessoas e proíbem exercícios aeróbicos. Bares e restaurantes têm permissão para atender das 11h às 14h30. O comércio reabriu mas o movimento é mínimo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE