Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Trilha Guiada no Parque Longines em noite de Lua Cheia

80 pessoas participaram de quatro trilhas da primeira edição.

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
10/03/2023 12:18 – atualizado há 3 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, iniciou nesta semana um novo projeto, a Trilha Guiada no Parque Natural Municipal Longines Malinowski em noite de Lua Cheia. 

A previsão inicial era para uma trilha, mas devido a grande procura, os primeiros inscritos foram divididos em seis grupos, de terça a quinta-feira. 

Os dois grupos de quarta-feira foram cancelados devido a chuva, mas quatro grupos participaram da atividade fechando um total de 80 participantes.

As amigas Barbara Ambrozio e Camila Vazatta aprovaram a iniciativa. 

“Eu achei maravilhosa a trilha. Erechim precisa destas atividades, fazer mais vezes e interagir as pessoas”, comentou Camila. 
“Foi uma experiência fantástica. Um momento de reflexão, de gratidão e muitas pessoas aqui de Erechim não tem convívio com a natureza e nós ter um ecossistema desse tamanho no meio da cidade é muito interessante e com essa iniciativa muitas pessoas vão poder conhecer um pouco mais”, explicou Barbara.

Como funciona

Cada grupo, com em média 20 pessoas são conduzidas pela diretora de Educação Ambiental, Karina Schafer, pela bióloga da Secretaria de Meio Ambiente, Nadie Mikolaiczik e pelo biólogo convidado, Maurício Schemes Barreto. 

Na trilha, os biólogos apresentaram a história e características do Parque, e a biodiversidade existente na Unidade de Conservação. Durante a caminhada, os biólogos falaram sobre animais de hábitos noturnos, como morcegos, corujas, aranhas, opiniões, planárias, lacraias, serpentes e tatus, que foram observados na trilha, além de outras espécies de fauna que ocorrem na unidade. 

Diversos exemplos de flora foram demonstrados durante a trilha, onde foi destacado a presença de árvores como araucária, cedro, jabuticabeira, timbaúva, além de outras espécies associadas às plantas, como líquens, epífitas e fungos, que puderam ser observados pelos participantes no decorrer da trilha. Além disso, foi possível observar a lua cheia entre a copa das árvores no interior do parque, a qual iluminou com esplendor a primeira edição da Trilha Guiada de Lua Cheia. As trilhas também foram acompanhadas pela equipe da Policia Ambiental da Brigada Militar (PATRAM).

A Ivone Snicheloto e o filho João Vitor registraram cada momento da trilha. 

“Muito legal! Temos um espaço natural aqui na nossa cidade, importante isso e as pessoas poderem ter acesso e melhor ainda com guia, com os biólogos explicando pra gente”, comentou Ivone.

Novas datas

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente já está fazendo a programação de outras edições, aguardando a próxima lua cheia. O secretário Cristiano Moreira destaca a importância das pessoas estarem conectadas com a natureza. 

“O parque é uma oportunidade muito boa para respirar ar puro, meditar, ver a natureza tão de perto. Esse novo projeto é um plus dessa unidade tão importante pra nós. Ajudem, cuidem e aproveitem muito o nosso Parque Longines”, pontuou o secretário Cristiano.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE