Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Trigo: Especialista alerta para prejuízos no campo

De uma estimativa inicial de uma área de 1.150 mil hectares de 3 milhões e meio de toneladas, o número passa a um prejuízo irreversível de 500 mil toneladas.

Agrolink.com
por  Agrolink.com
25/08/2021 21:48 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Na última semana a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (FARSUL) informou que a área plantada com trigo deve chegar a 1.150 mil hectares com uma colheita de 3 milhões e meio de toneladas. Já a EMATER tem a estimativa de uma área plantada de 1.100 mil hectares, com uma produtividade que pode ficar acima de 3.000 kg/ha. As intempéries, principalmente a geada, causaram estragos pontuais em algumas lavouras.

O especialista na comercialização de grãos e diretor da Brasoja, Antonio Sartori alerta para os prejuízos contabilizados no campo. Um levantamento realizado pela Brasoja em todas regiões do Rio Grande do Sul questionou " se o clima for ideal até a colheita das lavouras, qual é a perda irreversível que já há no momento?". Sartori diz que de região para região a diferença é bem acentuada, em algumas localidades se o clima for ideal, não há perdas. Em contrapartida, em algumas regiões, ainda que com o clima ideal até a colheita, já é possível contabilizar perdas entre 25% e 30%.

O levantamento chegou a uma média ponderada, que diz que para a safra de trigo de 2021 de uma estimativa inicial de uma área de 1.150 mil hectares de 3 milhões e meio de toneladas, o número passa a um prejuízo irreversível de 500 mil toneladas. Sartori ainda salienta que ainda com as grandes perdas, a safra ainda é 1 milhão acima do último ano.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE