Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Política

Tribunal Superior Eleitoral lança cartilha sobre como votar de maneira consciente

Um dos tópicos da cartilha traz as atribuições dos cargos que estarão em disputa nas eleições deste ano

O Sul
por  O Sul
23/08/2022 09:43 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgou o Guia do Eleitor Consciente – Todos fazem a Eleição!, uma cartilha com informações sobre o pleito para que os brasileiros votem com consciência no dia 2 de outubro.

“O que seria um voto consciente? O termo pode fazer referência à importância de formular a decisão de escolha do voto a partir de informações adequadas e verdadeiras sobre tudo o que envolve o cargo público e o candidato”, explica o documento.

Um dos tópicos da cartilha traz as atribuições dos cargos que estarão em disputa nas eleições deste ano. São eles: deputado estadual (ou distrital, no caso do Distrito Federal), deputado federal, senador, governador e presidente.

Na sequência, o material apresenta rapidamente as funções dos Três Poderes: Judiciário, Executivo e Legislativo.

O documento focaliza também “as regras do jogo”. Entre outros tópicos, há comentários sobre financiamento de campanha, quociente eleitoral e federações partidárias. A seção final da cartilha instiga o eleitor a fiscalizar condutas ilícitas nas eleições e a evitar a propagação de fake news.

“Eleição é coisa séria, e divulgar informações falsas é mais ainda. Cabe a cada eleitora ou eleitor ficar atento às mensagens e às notícias que recebe no período eleitoral. Se tiver dúvida sobre algum tipo de conteúdo que recebeu, vá até um canal oficial – como a página ‘Fato ou Boato’ do TSE na internet – e verifique a informação”, diz a cartilha.

“Com visual atraente e moderno, de leitura fácil, e conteúdo apresentado com auxílio de ilustrações e infográficos, a cartilha tem apenas doze páginas e é leitura obrigatória para quem quer votar com tranquilidade, com todas as informações na mão”, informou o TSE.

A cartilha foi elaborada pela Coordenadoria de Imprensa da Secretaria de Comunicação e Multimídia do TSE, com a colaboração da Coordenadoria de Editoração e Publicações da Secretaria de Gestão da Informação e do Conhecimento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE