Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Tribunal de Justiça do RS divulga site temporário para atendimento interno e externo

Sistema de informatizado do órgão foi alvo de ataque cibernético na última quarta-feira

Rádio Guaiba
por  Rádio Guaiba
01/05/2021 14:04 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) divulgou um site estático, onde podem ser acessados de forma segura os principais serviços aos usuários externos e internos que estão em funcionamento. Ele pode ser conferido aqui. A instituição foi vítima de um ataque cibernético na última quarta-feira e todo o sistema informatizado foi afetado. A ação de cibercriminosos é investigada em conjunto com a Polícia Civil e Ministério Público do Rio Grande do Sul.

“Estão disponíveis eproc, SEEU, SEI, Diário da Justiça Eletrônico, Balcão Virtual, Plantão de 1º e 2º Graus e Correio Eletrônico. Também encontra-se publicada a Resolução da Presidência que suspendeu os prazos físicos e eletrônicos e as últimas atualizações sobre a retomada dos sistemas de informática”, informou a instituição em uma nota oficial.

TJRS/Carmelito Bifano/Especial/CP

O site ficará no ar temporariamente até o restabelecimento dos serviços. “Todos os sistemas podem apresentar instabilidades devido às ações técnicas que estão sendo realizadas, sem possibilidade de aviso prévio”, observou o TJRS. As equipes permanecem trabalhando em tempo integral para restabelecer a normalidade o mais breve possível. Para dúvidas não relacionadas ao Plantão, o Poder Judiciário disponibilizou o número (51) 99897-6756.

Em uma segunda nota oficial, o TJ/RS orienta “a todos que observem exclusivamente as notícias constantes do portal oficial deste Tribunal”, referindo-se à “ampla repercussão nas mídias internas e externas, e objetivando principalmente evitar o elevado número de informações desencontradas”.

“Outrossim, esclareço que todas as manifestações oficiais do Poder estão concentradas no Conselho de Comunicação Social, na pessoa de seu Presidente, Desembargador Antonio Vinicius Amaro da Silveira. Todas as atualizações oficiais serão publicadas no site do Tribunal de Justiça ”, acrescentou.

No site podem acessados também dois comunicados, sendo que um estabelece os procedimentos a serem adotados pelo Plantão Jurisdicional no âmbito do 2º Grau de Jurisdição, enquanto perdurar a instabilidade de alguns sistemas de informática. Já o outro determina os procedimentos a serem adotados nas sessões de julgamento no âmbito do 2º Grau de Jurisdição em razão da instabilidade dos sistemas de informática.

Na página consta ainda a resolução que suspende prazos processuais administrativos em razão de instabilidade nos sistemas informatizados do Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Sul, mantendo o trabalho em expediente interno nas atividades que não dependem de acesso aos sistemas eletrônicos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE