Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

TRF4 suspende resolução do Contran que previa emissão apenas digital de registros veiculares no país

Liminar vale para os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) de todo o Brasil

Rádio Guaíba
por  Rádio Guaíba
08/02/2021 21:57 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) suspendeu dois artigos de uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e determinou que a emissão do Certificado de Registro de Veículo (CRV) e do Certificado de Licenciamento Anual (CLA) siga sendo feita pelos meios digital e físico. A liminar, da desembargadora Marga Inge Barth Tessler, atende a um recurso de quatro entidades de despachantes e vale para os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) de todo o país.

No recurso, as entidades alegaram que a resolução publicada pelo Contran violou a Lei nº 14.071/2020, que assegura a emissão dos documentos — por meio físico ou digital — conforme a preferência do proprietário do veículo. Segundo os autores da ação civil pública, a lei, que entra em vigor a partir de 12 de abril, leva em conta a existência de 46 milhões de brasileiros sem acesso à Internet, o que configura exclusão digital.

Foto: Reprodução/TRF4

De acordo com a desembargadora, embora não esteja em discussão a competência do Contran para editar normas estabelecendo requisitos para a expedição do CRV e do CLA, o Conselho não se mostra razoável ao atuar “em direção contrária a uma nova legislação prestes a entrar em vigência”.

“Cabe consignar que não se está contra a digitalização dos respectivos documentos — cuja finalidade é nobre (…). Os inclusos no universo digital poderão, e certamente o farão, se utilizar da nova sistemática”, concluiu a desembargadora.

A ação segue tramitando na primeira instância da Justiça Federal de Santa Catarina e ainda deve ter o mérito julgado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE