Tremores de terra assustam moradores em Caxias do Sul

Defesa Civil afirma que fenômeno registrado na Serra do Rio Grande do Sul é causado por movimentação de rochas subterrâneas e não provocou danos estruturais.

Por Redação Publicado em há 7 horas

Tremores de terra foram registrados em Caxias do Sul, na Serra do Rio Grande do Sul, no último sábado (14). De acordo com a Defesa Civil municipal, apesar do susto entre moradores, o fenômeno não se trata de terremoto, mas sim de movimentações de rochas em camadas subterrâneas.

Relatos indicam que os tremores são acompanhados por ruídos e duram poucos segundos. Conforme o órgão, as ocorrências vêm sendo percebidas há cerca de 20 dias, principalmente no bairro Serrano e também nas regiões dos bairros Jardim América, Universitário, Santa Fé, Belo Horizonte e Pioneiro.

“As pessoas percebem somente um movimento de um copo d’água em cima da mesa, alguma janela pode balançar, além daquele deslocamento de ar e o barulho. É um estrondo”.

As movimentações mais fortes foram registradas na noite de sexta-feira (13) e na tarde de sábado. Segundo a Defesa Civil, não houve danos estruturais em residências. O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul também atuou na área prestando orientações à população.

“Nos caminhos que a água percorre nas profundezas do solo, é natural que haja uma movimentação de rochas, que tendem a se acomodar. Isso ocorre a quilômetros de profundidade e não causa danos às pessoas, apesar de ser assustador”, explicou o Tenente Armando da Silva, coordenador da Defesa Civil de Caxias do Sul.