Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Trem dos Vales retoma viagens com passeio solidário

Parte da receita de sábado (23) e domingo (24) será doada para municípios atingidos pelas enchentes.

Ascom Seduc
por  Ascom Seduc
21/09/2023 16:52 – atualizado há 59 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Após dois fins de semana, o passeio Trem dos Vales retoma as atividades no sábado (23/9) e no domingo (24/9) com uma novidade: parte do valor arrecadado na venda dos dois mil bilhetes será revertida para os municípios gaúchos atingidos pelas enchentes do início do mês.

O anúncio foi feito em reunião realizada nesta quinta-feira (21/9), na Prefeitura de Encantado, com a participação do vice-governador Gabriel Souza, do secretário do Turismo em exercício, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, e operadores de turismo.

Gabriel lembrou que a região vinha em ascensão turística e disse que o governo vai trabalhar para que essa condição retorne - Foto: Leonardo Maia/Ascom Setur

As fortes chuvas que atingiram a região do Vale do Taquari forçaram a interrupção dos passeios por sete dias, resultando em 14 viagens canceladas. A retomada é vista como fundamental para a recuperação econômica da região.

"É uma região que vinha em ascensão turística antes do ciclone e vamos trabalhar para que essa condição volte o mais rápido possível. É um desejo do governo", afirmou o vice-governador Gabriel Souza. "Eu já fiz o passeio pela região e ela é muito linda", acrescentou.

Mais de 20 mil bilhetes já estão vendidos para a temporada que começou em agosto e segue até dezembro. Além do percentual da receita do próximo fim de semana, o coordenador do Trem dos Vales, Rafael Fontana, reforçou a campanha de doações proposta pelo Movimento Turismo Unido, formado pelos entidades públicas e privadas do setor. A iniciativa visa arrecadar valores para os municípios de Muçum, Roca Sales, Colina, Estrela e Vespasiano Correa.

"A campanha é uma parte do processo. Há empreendimentos que dependem do trem para receber o turista. Eles precisam dessa receita para se recuperarem Também há empreendimentos que não foram atingidos diretamente, mas pararam por três semanas. É também para ajudar a ter o consumidor nos hotéis, estabelecimentos e pousadas", explicou Fontana.

Para auxiliar o processo de retomada, Gabriel Souza e Rodriguez Júnior alinharam o discurso com o do presidente da CVC Corp, Fábio Godinho, que também participou do encontro. A expansão da venda de pacotes turísticos para o Rio Grande do Sul está entre as prioridades da empresa para 2024. O vice-governador reforçou o pedido de atenção especial para o Vale do Taquari.

"Estamos esperançosos de que a CVC comece a ter mais produtos nas 28 regiões do Estado para que a gente consiga mostrar todo o nosso potencial turístico", afirmou Rodríguez.

Trem Solidário

Até o fim da temporada dos passeios do Trem dos Vales, os alunos das escolas municipais de Muçum, Roca Sales, Colina, Estrela e Vespasiano Correa poderão realizar a viagem de forma gratuita durante os dias da semana, como forma de minimizar os impactos sofridos.

"As crianças foram afetadas psicologicamente. E a gente quer dar oportunidade para que elas possam vivenciar essa experiência", declarou Fontana.

Turismo na região do Vale

De acordo com o setor turístico local, a estimativa é de que mais de 35 mil turistas tenham realizado o passeio do Trem dos Vales em 2022, com um gasto médio de R$ 290 por pessoa. O número de visitantes sobe para mais de 220 mil quando se trata do Cristo Protetor, localizado em Encantado. Dessa forma, o impacto na economia local foi de aproximadamente R$ 12 milhões no último ano.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE