Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Transporte urbano de Concórdia será suspenso aos sábados

Decisão decorre da inviabilidade econômica da empresa concessionária que notificou a Administração Municipal informando situação insustentável.

Rádio Rural
por  Rádio Rural
26/04/2021 09:37 – atualizado há 26 dias
Continua depois da publicidadePublicidade

Na sexta-feira(23) a empresa Hodierna Transportes LTDA enviou ofício à Administração Municipal de Concórdia, encaminhado ao secretário de Urbanismo Claiton Casagrande, informando que "por total inviabilidade econômica e operacional propor a suspensão das atividades operacionais aos sábados a partir de 08 de maio”.

A Hodierna é a concessionária de transporte urbano e considera que o serviço está atualmente insustentável com a ocorrência da pouca demanda de passageiro e principalmente aos sábados. “Antes da pandemia a demanda diária de passageiros, aos sábados, girava em torno de 800 a 1000 pessoas/dia e atualmente a demanda é de 200 a 300 sendo necessário utilizar o mesmo número de veículos”, diz o ofício, justificando também a grande monta dos prejuízos apontados e já suportado pela concessionária.

A Hodierna há meses busca o reequilíbrio econômico do contrato devido aos impactos pela pandemia. “Buscamos isso desde março de 2020, conforme previsão da Lei e do próprio contrato”, informou fonte da empresa. No ofício encaminhado na sexta-feira a Hodierna coloca que “até o momento não foram tratados pela municipalidade” tais apelos. Em janeiro ocorreu uma perícia que confirmou os comprometimentos no transporte coletivo, mas, mesmo assim, sem consequências para as solicitações. A Hodierna lembra que se trata de uma outorga para a concessão de um serviço público e que para isso investiu de acordo com as exigências do processo fazendo a sua parte.

A empresa lembra que em outras cidades o transporte colapsou e que em Concórdia, por ora, a suspensão começará pelos sábados. “A Hodierna transporta atualmente 40% do movimento pré-pandemia. Chegou a transportar 20% durante as maiores restrições e mesmo assim segue pagando salários e mantendo custos de manutenção”, finalizou fonte da empresa à reportagem da Atual FM.

Conforme o secretário Claiton Casagrande, num contato feito pela reportagem, “a solicitação de reequilíbrio feita pela Hodierna já está para análise do prefeito”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE