Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Transformação Digital: educação municipal se destaca no Brasil no uso de tecnologia

“Isso quer dizer que estamos avançando em nossas escolas. Estamos melhorando as estruturas e facilitando o acesso tecnológico para nossos estudantes”, ressalta a secretária de Educação, Verenice Lipsch.

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
02/05/2023 17:21 – atualizado há 2 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

Utilizar a tecnologia para melhorar a qualidade de vida das pessoas e a eficiência dos serviços públicos, promovendo inovação. Esses são alguns dos objetivos do processo de Transformação Digital da Prefeitura de Erechim, que já chega a 72% dos serviços públicos on-line, via site ou aplicativo SysCidadão. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Gestão e Governança e o Gabinete de Transformação Digital.

O secretário de Gestão e Governança e coordenador do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização, Edgar Marmentini, explica que a Transformação Digital está ligada a todas as 12 secretarias municipais da Prefeitura de Erechim e envolve as áreas de educação, saúde, administração, obras, agricultura, cultura, entre outros.

Bem-estar econômico e social

“Esse projeto visa o bem-estar econômico e social do município e de forma sustentável. Ele cria um ciclo virtuoso que envolve a sociedade, as empresas e o Poder Público, que se torna um dos agentes de inovação, e está aberto para buscar soluções e proporcionar uma gestão eficiente à população, por exemplo, com a modernização do processo educacional”, observa o secretário e diretor, Edgar Marmentini.

Avanços na educação

Segundo a secretária de Educação, Verenice Lipsch, o município de Erechim vem fazendo grandes investimentos na educação no Sistema Municipal de Ensino. “Aumentamos o salário dos professores em 61,16% de 2021 a 2023, implantamos o uniforme escolar, e, relacionado ao processo pedagógico, implantamos o Sistema de Ensino FTD nas escolas de Ensino Fundamental, o que está colaborando muito para o avanço da Transformação Digital nas escolas”, comenta a secretária.

“Hoje, temos quatro escolas de Erechim do Ensino Fundamental, entre 10 instituições no país, que mais acessam o sistema público SIM – FTD. Isso quer dizer que estamos avançando em nossas escolas. Estamos melhorando as estruturas e facilitando o acesso tecnológico para nossos estudantes”, ressalta a secretária Verenice.

Um computador por aluno e professor

A secretária, Verenice Lipsch, ressalta que cada um dos 3237 estudantes do Ensino Fundamental municipal têm acesso a um computador para ser utilizado, diariamente. “Os notebooks ficam disponíveis nas escolas de Ensino Fundamental em carrinhos apropriados, que já fazem o carregamento das baterias. Os notebooks são utilizados para acessar as plataformas digitais de ensino em sala de aula. Além disso, os professores do Sistema Municipal de Ensino também têm um notebook para dar aula e planejar as atividades”, destaca.

“Os estudantes do Ensino Fundamental têm, também, as apostilas, livros literários, e todo este material na plataforma digital que é utilizado com projetores nas salas de aula, isto é, a Transformação Digital é ferramenta de estudo. Tudo isso, é avaliado, periodicamente, com a realização de provas, simulados, com os estudantes do 2º ao 9º ano, esta avaliação é utilizada para traçar as ações pedagógicas e melhorar os processos de ensino e aprendizagem nas nossas Escolas Municipais”, observa a secretária.

Mais ações e projetos

O diretor do Gabinete de Transformação Digital, André Luiz Dalo Rosa, acrescenta que, além de todas estes investimentos em tecnologia, que já foram feitos, na área da educação, ainda há outros projetos sendo planejados, para ampliar o processo de inovação, com foco agora na integração com as famílias dos estudantes.

Site ou aplicativo

Os serviços públicos da Prefeitura de Erechim podem ser acessados de maneira on-line, pelo site ou via aplicativo, na palma da mão.

Investe + Erechim

A Transformação Digital envolve as atuais 12 secretarias do município e os cerca de 2,9 mil servidores públicos, e faz parte do Investe + Erechim, o maior programa de investimentos da história de Erechim.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE