Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Transformação Digital com foco na automação dos processos internos

Informatização dos serviços públicos já é realidade, próximo passo é fazer com que a tecnologia processe e organize as informações depois que o pedido é aberto pelo cidadão.

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
27/07/2023 10:12 – atualizado há 54 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Os integrantes do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização se reuniram, no Salão Nobre, para compartilhar experiências, informações, e avaliar as ações da 3a Onda de Transformação Digital da Prefeitura de Erechim, que entra numa nova etapa, com a criação das comissões internas para dinamizar e agilizar os processos dentro das secretarias.

Na ocasião, o secretário de Gestão e Governança e coordenador do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização, Edgar Marmentini, comentou que a Transformação Digital alcançou os 72% dos serviços públicos disponíveis on-line, via site ou aplicativo, mas, agora, entra numa outra fase, mais complexa.

“Já atingimos a informatização dos serviços, mas precisamos dar um novo passo neste processo, que é fazer a automação das etapas internas dos serviços públicos, isto é, que elas sejam realizadas pelo sistema, digitalmente. A tecnologia vai entrar no jogo para processar e organizar as informações, depois que o pedido é aberto pelo cidadão. E, por isso, é importante a constituição das comissões internas”, explica o secretário e coordenador Marmentini.

O diretor do Gabinete de Transformação Digital, André Luiz Dalo Rosa, observa que a Secretaria da Fazenda já constituiu a comissão, que será fundamental para dar um outro ritmo à automação dos processos internos. “Outro exemplo, é a Secretaria de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, que também já instituiu a comissão interna, adquiriu novos computadores, está capacitando o pessoal, para iniciar o processo de automação no setor de aprovação de projetos, que é fundamental ao município, e está interligado a outras secretarias”, explica o diretor.

A Transformação Digital é coordenada pela Secretaria de Gestão e Governança, Gabinete de Transformação Digital, Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização, com o trabalho integrado de secretários, servidores e Diretoria de Tecnologia e Informação (DTI).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE