Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Tradicionalista e cavaleiro Idacir Luiz Santin é agraciado com o Troféu Castelinho

Troféu Castelinho foi entregue ao tradicionalista e cavaleiro Idacir Luiz Santin, que há onze anos participa ativamente da condução da Chama Crioula.

Giulianno Olivar/Assessoria Câmara de Vereadores Erechim
por  Giulianno Olivar/Assessoria Câmara de Vereadores Erechim
14/12/2021 10:47 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Na última semana, o Poder Legislativo erechinense prestou reconhecimento com sua maior honraria a um legítimo representante do tradicionalismo gaúcho no município. A partir de proposição do vereador Emerson Schelski (PSDB), o Troféu Castelinho foi entregue ao tradicionalista e cavaleiro Idacir Luiz Santin, que há onze anos participa ativamente da condução da Chama Crioula. “Seus relevantes serviços prestados à nossa cultura já lhe renderam diversas homenagens, como a Comenda João de Barro, concedida pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), além da graduação de cavaleiro Bento Gonçalves, junto à Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul, por mais de 6 mil quilômetros percorridos a cavalo e registrados oficialmente”, detalha o parlamentar.

Nascido em Erechim, Idacir tem uma trajetória bastante conectada à cultura do estado, tendo sido vice-patrão do CTG Galpão Campeiro, do qual atualmente faz parte como sócio. Juntamente com sua esposa Ivete Santin, participa da diretoria da 19ª Região Tradicionalista, no Departamento de Gastronomia. Entre 2015 e 2016, foi diretor de Cavalgadas da região, e hoje atua como diretor adjunto da função, dando apoio à atual diretora, sua filha Tatiana Santin. “De origem humilde, prima pelos ensinamentos recebidos de berço, onde a honestidade e a amizade são características marcantes deste tradicionalista”, completa Schelski.

Sobre a homenagem – Em virtude do início da pandemia de covid-19, a Sessão Solene referente ao aniversário de 102 anos de Erechim, que aconteceria no dia 19 de março de 2020 foi cancelada. Antes disso, no entanto, os vereadores já haviam definido entidades, associações e cidadãos do município que receberiam o Troféu Castelinho durante a sessão. A fim de manter a homenagem e o reconhecimento a quem tanto fez e faz pela cidade, a Mesa Diretora decidiu retomar as entregas da honraria – de forma individual e sem solenidades. Os parlamentares da legislatura anterior que não fazem mais parte do Legislativo serão convidados para realizarem a entrega da homenagem a seus respectivos indicados, e os que iniciaram o mandato em 2021 terão direito a indicar outros nomes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE