Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Trabalhadores da Expointer fazem teste de Covid-19 antes do início das atividades

Secretaria da Saúde (SES) realizou o teste nos servidores da pasta que, a partir deste sábado (4/9), estarão a trabalho no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Governo RS
por  Governo RS
01/09/2021 19:51 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Uma das medidas de segurança da Expointer neste ano é a testagem prévia de Covid-19 de todos os trabalhadores da feira. É obrigatória a apresentação de exame negativo de RT-PCR ou antígeno, feito no máximo nas 72 horas anteriores ao dia do primeiro acesso ao evento. Por isso, nesta quarta-feira (1/9) a Secretaria da Saúde (SES) realizou o teste nos servidores da pasta que, a partir deste sábado (4/9), estarão a trabalho no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Foto: Djalma Correa Pacheco/Prefeitura de Esteio

Além dos profissionais da Saúde, foram testados servidores das secretarias de Desenvolvimento Econômico, de Turismo, da Educação e de Comunicação e da Brigada Militar. O mesmo protocolo foi aplicado aos servidores da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural na semana passada, que começaram as atividades no parque no último final de semana. O Laboratório Central do Estado (Lacen/RS) realizou os exames em cerca de 200 servidores.

As outras pessoas do público interno (expositores, copromotores, trabalhadores em geral) já devem chegar à feira com a comprovação do exame negativo de laboratório, conforme consta no regulamento da Expointer. O documento precisa ser apresentado no momento do credenciamento e deve ter sido realizado, no máximo, nas 72 horas anteriores. Na eventualidade de algum profissional chegar ao parque sem o exame, um local para a testagem foi montado em parceria com a Secretaria de Saúde de Esteio. Nesses casos, o acesso só é permitido após o teste, desde que com resultado negativo.

Não será obrigatório estar vacinado contra o coronavírus para trabalhar no evento. Contudo, a todos do público interno foi ofertada a antecipação da dose caso a sua idade ainda não tivesse sido alcançada nos seus respectivos municípios de residência.

Protocolos sanitários

O uso de máscara será obrigatório na feira. Dentro do parque, haverá dispensers de álcool gel e lavatórios de mãos em pontos estratégicos. Além disso, 100 monitores treinados pela Secretaria da Saúde farão abordagens educativas sobre a prevenção contra a Covid-19, orientarão sobre uso da máscara e ajudarão a verificar o cumprimento das regras sanitárias.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE