Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Esporte

Torcedor do Barça aciona Justiça para impedir ida de Messi para o PSG

Transferência do craque violaria as regras de fair play financeiro.

EBC Esportes
por  EBC Esportes
09/08/2021 14:20 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade
Um membro do FC Barcelona entrou c
REUTERS/Albert Gea/Direitos reservados
om uma ação em um tribunal da França e na Comissão Europeia com o objetivo de impedir qualquer transferência de Lionel Messi para o clube francês Paris Saint-Germain (PSG), de acordo com documentos vistos pela Reuters nesta segunda-feira (9).  

Na ação, compartilhada pelo advogado do torcedor, Juan Branco, o membro do clube alega que as autoridades de futebol da França não aplicam suas próprias regras de fair play financeiro (FPF) para ajudar o PSG a se tornar uma potência do futebol europeu.

O Barcelona, assim como seu principal rival da liga espanhola, Real Madrid, é de propriedade total dos sócios assinantes.

As regras de FPF impedem os maiores times de futebol europeus de pagarem aos seus elencos uma parcela excessiva de suas rendas totais, segundo a ação, que afirma que a transferência do astro argentino de 34 anos para o PSG violaria o código.

O PSG, a liga profissional de futebol francesa LFP e a Comissão Europeia não responderam de imediato a pedidos de comentários.

Em abril, Sam Boor, gerente sênior do grupo de negócios esportivos Deloitte, disse à Reuters que a Uefa mantém historicamente a postura de que salários equivalentes a 70% da renda deveriam ser o teto visado pelos clubes, acrescentando que vários times grandes podem ultrapassar esta cifra e possivelmente ir além dos 100% no curto prazo.

Qualquer transferência de Messi de Barcelona para Paris constituiria uma distorção da concorrência com outras ligas nacionais, alega a ação, e seria prejudicial para os torcedores do Barcelona.

Esta distorção, por sua vez, afetaria a concorrência no mercado de futebol dentro da União Europeia, de acordo com a ação apresentada ao Executivo do bloco.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE