Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Política

TJSC suspende processo de impeachment do governador Carlos Moisés

O desembargador Luiz Cézar Medeiros aceitou o argumento da defesa de Moisés de que o processo não respeitou as fases referentes à ampla defesa.

G1
por  G1
05/08/2020 22:42 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) concedeu liminar (decisão temporária) na noite desta quarta-feira (5) para suspender a tramitação do processo de impeachment contra o governador Carlos Moisés (PSL), a vice-governadora Daniela Reinehr (sem partido) e o secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca. O desembargador Luiz Cézar Medeiros aceitou o argumento da defesa de Moisés de que o processo não respeitou as fases referentes à ampla defesa.

Governador de Santa Catarina negou envolvimento em irregularidades na compra de respiradores — Foto: Secom SC/Reprodução

O pedido de impeachment tramita na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). A assessoria da casa informou que a Alesc não havia sido notificada até 22h15 desta quarta.

Para o desembargador, foram suprimidas as fases referentes à ampla defesa, "não prevendo a possibilidade de apresentação de contestação e produção de provas para corroborar os argumentos defensivos, o que constitui fortes indícios de ilegalidade".

Impeachment

O pedido de impeachment foi feito pelo defensor público Ralf Zimmer Junior, que acusou o governador, a vice e o secretário de crime de responsabilidade ao dar reajuste salarial aos procuradores do Estado, visando à equiparação remuneratória com os procuradores jurídicos da Alesc. Com isso, os salários passaram de R$ 33 mil para R$ 38 mil, por meio de pagamento de "verba de equivalência".

O processo na Assembleia Legislativa está oficialmente aberto desde o dia 30 de julho. Os trabalhos devem ser concluídos em até 180 dias, segundo a definição do legislativo da tramitação do caso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE