Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

TJ de SC decide que filho de homem encontrado morto em presídio tem direito a indenização

De acordo com os autos, o preso foi vítima de enforcamento com uma corda, em 2017.

ClicRDC
por  ClicRDC
09/06/2020 10:26 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) confirmou, na segunda-feira (8), a indenização em favor do filho de um detento encontrado morto numa unidade prisional de Criciúma, no sul do Estado. De acordo com os autos, o preso foi vítima de enforcamento com uma corda, em 2017.

Foto: Reprodução

Em ação, o filho do detento solicitou indenização por danos morais e materiais, já que o pai moreu sob custódia do Estado. Ele também apontou a possibilidade de a morte ter sido provocada por homicídio.

No primeiro grau, a sentença reconheceu o dano moral, fixado em R$ 30 mil, e o dano material, definido em R$ 1,8 mil, com base nos custos do sepultamento. O Estado contestou e disse que o fato não foi motivado por omissão pública, mas por culpa exclusiva da vítima que teria cometido suicídio.

O relator da matéria, desembargador Jaime Ramos, observou que as provas nos autos não são capazes de formar juízo de certeza quanto à ocorrência de suicídio ou homicídio. O desembargador anotou, também, que a hipótese de suicídio não afastaria a responsabilidade do Estado, uma vez que há inúmeros precedentes do Supremo Tribunal Federal no sentido de que “o Estado tem o dever objetivo de zelar pela integridade física e moral do preso sob sua custódia”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE