Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Reprodução de TV
Segurança

Terremoto deixa mais de mil mortos no Marrocos

O tremor, de magnitude 6,8, durou cerca de 15 segundos e atingiu desde aldeias até grandes cidades do país africano, na noite de ontem

Redação O Sul
por  Redação O Sul
09/09/2023 09:35 – atualizado há 54 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O número provisório de mortos do violento terremoto que atingiu Marrocos durante a madrugada de sexta-feira para sábado subiu para 1.037 mortos, anunciou o Ministério do Interior. O terremoto também deixou 1.204 feridos, "dos quais 721 estão em estado crítico", informou o Ministério em um comunicado. O relatório anterior mencionava 820 mortos e 672 feridos.

O choque foi sentido até na capital Rabat, a centenas de quilômetros de distância, e em cidades costeiras como Casablanca ou Essaouira, até mesmo no país vizinho, a Argélia, onde as autoridades descartaram danos ou vítimas.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) informou que o terremoto foi de magnitude 6,8 e ocorreu a uma profundidade de 18,5 quilômetros, com epicentro 71 quilômetros a sudoeste de Marrakech às 23h11, horário local (19h11 no horário de Brasília).

Foto: FADEL SENNA / AFP

A mídia marroquina informou que este é o terremoto mais poderoso registrado neste reino no norte da África.

O Ministério do Interior afirmou que as autoridades mobilizaram "todos os recursos necessários para intervir e ajudar nas zonas afetadas".

Os hospitais de Marrakech registaram um "fluxo maciço" de feridos e o centro de transfusão de sangue local lançou um apelo à população para que faça doações.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE