Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Terceira fase de pesquisa sobre coronavírus vai testar 4,5 mil pessoas em nove cidades do RS

Essa etapa do estudo coordenado pela UFPel se estenderá até segunda-feira(11)

GZH
por  GZH
11/05/2020 08:36 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A terceira fase da pesquisa sobre o coronavírus coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está sendo realizada desde o último sábado (9) em nove cidades do Rio Grande do Sul. A meta dessa etapa do estudo, que se estende até segunda-feira (11), é testar 4,5 mil pessoas — 500 em cada um dos municípios. As cidades visitadas são Pelotas, Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Passo Fundo, Santa Maria, Ijuí, Santa Cruz do Sul e Uruguaiana.

André  Ávila / Agência RBS

Os entrevistadores fazem questionários e aplicam o teste rápido para detectar anticorpos da covid-19 — a última etapa do levantamento estimou que para cada caso de infecção notificado há 12 desconhecidos pelas autoridades.

Em Porto Alegre, a terceira fase da pesquisa está sendo coordenada por um grupo de oito professores de instituições de ensino como UFRGS, UFCSPA e Cesuca, acompanhado por agentes da Secretaria Municipal de Saúde.

Cerca de 70 profissionais, dentre eles biomédicos, médicos, enfermeiros e agentes comunitários irão visitar, até segunda-feira (11), 50 localidades da Capital. Dentre os bairros percorridos, estão Petrópolis, Vila Ipiranga, Restinga, Mário Quintana e Mont'Serrat.

Os moradores entrevistados são sorteados pelos coordenadores do estudo, e ficam sabendo na hora qual o resultado do teste. Se der positivo, pode significar que a pessoa teve contato com a doença e desenvolveu anticorpos. Nesse caso, os demais moradores da casa também são testados.

— É uma oportunidade muito boa para conversar com as pessoas, levar informações. Os pesquisadores têm sido bem recebidos, e os entrevistados costumam ficar gratos pela oportunidade de fazer o teste — afirma Lucia Pellanda, 53 anos, reitora e professora de Epidemiologia da UFCSPA .

Para Dominique Santos Rubenich, 27 anos, biomédica pesquisadora que participou das três fases da pesquisa, o estudo representa "crescimento pessoal e profissional":

— Esse contato tem sido muito bacana. Os entrevistados têm consciência de que é um momento atípico, então estão colaborando, querendo fazer dar certo. Tem sido uma experiência muito legal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE