Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Giordana Laura/Gaurama
Rio Grande do Sul

Terça-feira vai ter sol e calor no Rio Grande do Sul

Alto Uruguai deve registrar temperatura acima de 32ºC. Em Uruguaiana, temperatura deve chegar aos 40ºC.

MetSul/Rádio Guaíba/Redação
por  MetSul/Rádio Guaíba/Redação
10/01/2022 20:59 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Foto: Cidade de Gaurama - Giordana Laura

Uma massa de ar extremamente quente começa a invadir o Rio Grande do Sul pelo Oeste, nesta terça-feira. A temperatura, que hoje chegou a 36ºC na região de Uruguaiana, amanhã deve ficar ao redor dos 40ºC, com aquecimento ainda maior na quarta e na quinta-feira. 

Na região norte, a terça-feira (11) terá tempo firme, com sol entre poucas nuvens. Erechim, terá tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 14°C e máxima de 31°C.

No Leste e Nordeste do Rio Grande do Sul, a tarde vai ser quente, mas sem calor muito intenso. O aquecimento mais forte e generalizado ocorre no final da semana. O sol predomina com amplos períodos de céu claro na maioria das regiões gaúchas, mas algumas áreas vão ter nuvens esparsas, como o Leste do Estado, especialmente na primeira metade do dia.

A potente onda de calor que vai assolar Argentina, Uruguai e parte do Rio Grande do Sul nesta semana é um exemplo clássico de extremo climático composto. São várias situações extremas simultaneamente. Extremos compostos, concorrentes ou coincidentes podem levar a impactos maiores para a sociedade e o meio ambiente que os extremos que ocorrem individualmente.

Exemplos de extremos compostos incluem seca e ondas de calor, inundações costeiras associadas a vento intenso, aumento do nível do mar por ciclones tropicais seguidos de ondas de calor e inundações após ciclones extratropicais, por exemplo.

No caso de agora, o Centro da América do Sul vai enfrentar uma poderosa onda de calor em meio à estiagem forte a severa que pode levar a incêndios de vegetação. A estiagem favorece ondas de calor mais intensas e o calor piora a situação. Não à toa, os recordes de calor em solo gaúcho, de 42,6 ºC em 1917 e em 1943, se deram em meio a fortes secas enfrentadas pelo Rio Grande do Sul.

Mínimas e máximas no RS

  • Erechim 19ºC / 32ºC
  • Vacaria 13ºC / 28ºC
  • Santa Rosa 20ºC / 38ºC
  • Torres 19ºC / 29ºC
  • Caxias do Sul 15ºC / 30ºC
  • Santa Maria 19ºC / 34ºC
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE