Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Santa Catarina

Temporal provoca estragos e apagão em cidades de SC

Vento tombou até carreta em Campos Novos. Há mais de 10 cidades sem energia elétrica desde a madrugada deste sábado; municípios registram dezenas de destelhamentos

NSCTotal
por  NSCTotal
29/05/2021 11:26 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Os temporais isolados que atingem cidades de Santa Catarina entre a noite de sexta-feira (28) e este sábado (29) causaram estragos e apagão no Oeste. Em Campos Novos, a prefeitura contabiliza os prejuízos com dezenas de destelhamentos e quedas de árvores. Alguns moradores teriam se machucado e procurado ajuda médica.

Conforme o prefeito de Campos Novos, Sílvio Zancanaro, as equipes estão nas ruas desde o final da noite desta sexta-feira, quando a chuva, acompanhada de muito vento e granizo, provocou cerca de 60 destelhamentos, conforme apuração inicial dos bombeiros militares e dezenas de quedas de árvores em vias. Por volta das 9h30min deste sábado, ainda havia mais de 4 mil imóveis sem energia no município.

Uma força-tarefa da Defesa Civil, setores da prefeitura e bombeiros desobstruiu algumas passagens e distribuiu lonas aos que tiveram a cobertura das residências afetada. A força do vento era tanta que chegou a tombar um caminhão.

Nesta manhã, de acordo com Zancanaro, um levantamento está sendo feito para apontar o total de locais afetados. Os principais bairros castigados foram Ernesto Zortea, Cohab Boa Vista e Distrito Industrial.

Os bombeiros receberam relatos de pessoas feridas que procuraram o hospital, mas nenhuma vítima acionou a corporação.

Apagão em cidades do Oeste

Caçador e região amanheceram no escuro neste sábado. O apagão é geral e afeta mais de dez cidades. Segundo a Celesc, os fortes ventos na madrugada derrubaram quatro torres de transmissão, deixando as subestações de Videira, Caçador e Fraiburgo sem energia.

A Celesc conseguiu redirecionar o atendimento de algumas das subestações para atender a Videira e o hospital da cidade. Equipes percorrem a região para averiguar a situação e resolver o problema. Ainda não há previsão de quando o sistema será normalizado. Às 10h15min havia quase 70 mil imóveis sem luz.

Granizo no Vale do Itajaí e ventania no Norte

Municípios do Vale tiveram registro de queda de granizo nesta manhã, como Blumenau e Penha. As pedras, porém, eram pequenas e não causaram estragos. Também nesta manhã, os fortes ventos resultaram em destelhamentos em Joinville.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE