Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Clima

Temporal provoca destelhamentos e queda de árvores em algumas cidades do RS

A tendência para as próximas horas, no restante deste sábado e na madrugada do domingo, é a frente fria seguir avançando para Norte.

Correio do Povo
por  Correio do Povo
05/06/2021 22:00 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A chuva forte com rajadas de vento que atingiu as cidades de Santa Maria, São Pedro do Sul, Nova Palma e Itaara no final da tarde deste sábado causou estragos. Destelhamento, queda de árvores, de poste e até mesmo falta de energia foram as consequências da passagem do temporal.

De acordo com o plantão da antiga base aérea, as rajadas de vento chegaram a 86 km/h. Em Santa Maria, duas árvores caíram sobre residências. Na rua Dona Luiza, moradores de uma foram obrigados a deixá-la. Já em Arroio Passo das Tropas, às margens da BR 292, a água começou a transbordar e quase invadiu o pátio de duas moradias localizadas na Vila Ipiranga.

Em São Pedro do Sul, três residências ficaram destelhadas, um poste tombou e houve falta de energia elétrica. Já em Nova Palma, segundo os Bombeiros Voluntários, árvores caíram na ERS 149. No município, três residências também perderam o telhado na Vila Medianeira. Itaara registrou dano no telhado de uma casa que fica na avenida Guilherme Kurtz. E uma árvore tombou na BR 158 e teve de ser retirada por populares.

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Teutônia está com mais de cinco equipes em deslocamento na noite deste sábado (05), em atendimento a ocorrências de casas destelhadas e árvores caídas em pistas após forte ventania e chuva. A Defesa Civil está sendo acionada para levar lonas até as casas e prestar o apoio necessário a quem precise.

Diversas ocorrências de queda de árvores, queda de rede elétrica e postes por toda cidade de Colinas e Imigrante devido aos fortes ventos que atingiram nossa região.

No Vale do Taquari, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou a queda de pelo menos três árvores nos KMs 301, 351 e 354 da BR-386. No KM 351, além do vegetal, um poste de energia elétrica foi derrubado pelo vento. E no 354, um carro encontra-se em uma valeta.

As equipes estão trabalhando na retirada dos obstáculos da pista, com o apoio do Corpo de Bombeiros e da RGE. Os locais estão sinalizados com cones e o trânsito está fluindo. Ainda assim, a orientação é para dirigir com cuidado.

A tendência para as próximas horas, no restante deste sábado e na madrugada do domingo, é a frente fria seguir avançando para Norte. Com isso, a instabilidade até agora concentrada no Oeste, no Sul e no Centro do Estado vai começar a afetar a Metade Norte gaúcha, inclusive a região de Porto Alegre, com chuva, trovoada e rajadas de vento.

A Defesa Civil de Porto Alegre alerta para a possibilidade de chuva de intensidade moderada a forte com trovoadas, rajadas de ventos fortes (variando de 60Km/h à 80 Km/h) e possibilidade de queda de granizo em áreas isoladas, com início às 20h deste sábado, 05, até as 12h de domingo, 06.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE