Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Moacir Tiecher / Defesa Civil / Divulgação AU
Rio Grande do Sul

Temporal com ventos acima de 100 km/h provoca estragos e deixa mais de 1,3 milhões sem energia no RS

No Alto Uruguai o temporal chegou na primeira hora da madrugada. mas não há informações sobre estragos até o fechamento desta publicação, por volta de 2h30.

Redação AU
por  Redação AU
17/01/2024 01:48 – atualizado há 1 minuto
Continua depois da publicidadePublicidade

O temporal que avançou com destruição pelo Rio Grande do Sul, nesta terça-feira, castigou a Grande Porto Alegre e cidades do interior. A Capital sofreu com alagamentos e danos diversos ao longo da noite. A força do vento, que teve rajadas acima dos 100 km/h, e o acúmulo das águas geraram destruição e alagamentos em diversas vias, além de provocar queda de energia e danificar até hospitais na Capital. Um pórtico na freeway caiu com as fortes rajadas de vento e bloqueou o trânsito no sentido de chegada à cidade.

A MetSul calculou que a chuva acumulada até meia-noite em alguns bairros porto-alegrenses foi de 75 mm. Em uma hora e meia, o número se aproximou da média histórica de precipitação de todo mês de janeiro que é de 120,7 mm.

Os governantes garantiram que as equipes estaduais e municipais estão nas ruas para auxiliar e acolher a população.

Hospitais de Porto Alegre sofreram os transtornos com o temporal que atingiu a cidade na noite desta terça-feira. A força das águas provocou intercorrências em seis casas de saúde.

O Hospital São Vicente Ferrer, em São Vicente do Sul, teve parte do telhado arrancado pelos fortes ventos do temporal que avança pelo Rio Grande do Sul nesta terça-feira. A ala sul e o setor de raio-X foram afetados, levando à transferência de três pacientes para a cidade de Mata. Não houve registro de feridos.

Em Erechim os bombeiros atenderam um chamado relacionado ao evento climático. Foi uma queda de árvore na RS 477. Além desta não há informações sobre estragos até o fechamento desta publicação, por volta de 2h30.

Mais de 1,3 milhão de clientes estão sem energia elétrica no Rio Grande do Sul devido aos temporais que atingem o Estado desde terça-feira:

  • 714 mil na área de concessão da RGE
  • 620 mil na área de concessão da CEEE Equatorial
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE