Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Foto: Jucimar Daniel Zinkiewicz
Rio Grande do Sul

Temporais com granizo e muitos raios atingem municípios gaúchos

Muitas cidades da Metade Norte gaúcha registrarão apenas nesta quarta-feira volumes de chuva entre 50 mm a 100 mm, o que é muito para apenas um dia. 

Metsul
por  Metsul
04/10/2023 08:30 – atualizado há 14 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Temporais fortes a severos com muitos raios atingiram diversas cidades do Rio Grande do Sul no final da terça-feira. Em algumas localidades, as pedras de granizo apresentaram grande diâmetro com danos em moradias e prédios, mas ainda não há uma estimativa oficial de residências atingidas no estado porque a situação de tempo severo segue no estado.

Os temporais mais fortes ocorreram em municípios do Oeste, Noroeste, Centro e o Norte do estado gaúcho até o final da terça. E vieram com chuva forte, abundante registro de raios e granizo de variado tamanho, médio a grande em diferentes cidades. A precipitação em algumas cidades passou dos 30 mm em curto intervalo.

Na região do Alto Uruguai gaúcho, diversos municípios foram atingidos pelo granizo que destruiu telhados, plantações.

Na manhã desta quarta-feira, o município de Barão de Cotegipe já tem ruas inundadas pela água.

Foto: Rede Social

Um dos municípios mais atingidos pelo granizo no Rio Grande do Sul foi o de Barros Cassal. De acordo com informações do jornal Serrano, é grave a situação no município do Norte do estado. As aulas foram suspensas nesta quarta e uma equipe da Defesa Civil do estado estará nesta quarta na cidade avaliar a situação.

Os temporais no Rio Grande do Sul tiveram início de forma localizada ainda na tarde de terça, mas a instabilidade aumentou muito durante a noite. Um número por demais alto de raios era registrado no estado, especialmente em localidades das Metades Oeste e Norte do território gaúcho.

Segundo a Metsul, uma área de baixa pressão atmosférica avançará do Nordeste da Argentina e cruzará pelo Rio Grande do Sul no decorrer do dia, gerando nuvens carregadas sobre o estado que irão provocar chuva forte e temporais isolados em várias cidades gaúchas. Pontos muito isolados podem ter temporais de maior intensidade.

A instabilidade mais forte no Rio Grande do Sul nesta quarta deve se dar em municípios do Oeste, Centro e o Norte do estado enquanto no Sul gaúcho deve chover muito menos com risco baixo de tempo severo. Regiões como o Centro gaúcho, as Missões, Noroeste, Médio e Alto Uruguai, os vales, Grande Porto Alegre, Planalto Médio, Serra, Campos de Cima da Serra e Litoral Norte são as que possuem maior probabilidade de chuva forte e tempestade isoladas nesta quarta-feira.

Muitas cidades da Metade Norte gaúcha registrarão apenas nesta quarta-feira volumes de chuva entre 50 mm a 100 mm, o que é muito para apenas um dia. Arroios podem subir e transbordar em alguns pontos e zonas rurais da Metade Norte podem ter inundações localizadas.

No decorrer desta quarta-feira, porém, o tempo já começa a melhorar em parte do estado. As nuvens diminuem e o sol aparece em diferentes localidades, em especial do Oeste, Sul e parte do Centro do estado. No Norte e no Nordeste gaúcho é que se espera mais nuvens ainda na segunda metade do dia com precipitação leve em diferentes pontos. Chuva localmente forte e tempestades isoladas devem atingir também Santa Catarina e o Paraná nesta quarta. Fortes áreas de instabilidade avançam para os dois estados ainda de manhã nesta quarta e permanecem da tarde para a noite. A chuva será mais ampla em Santa Catarina do que no Paraná com elevados volumes em diversos municípios do estado catarinense.

Leia a matéria completa aqui

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE