Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Pixabay
Clima

Tempo não deve firmar no RS até o final de março, diz Metsul

Sequência de dias de tempo úmido e abafado vai favorecer instabilidade no Rio Grande do Sul

Metsul
por  Metsul
21/03/2021 21:42 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O que se viu no Rio Grande do Sul durante este fim de semana será a tônica até o final do mês. A MetSul Meteorologia antecipa que o tempo não vai firmar no Estado antes do fim de março e que a instabilidade vai ser muito quente frequente no território gaúcho no restante do mês.

Com efeito, a tendência, segundo os dados analisados pela MetSul, é que chova todos os dias no Rio Grande do Sul até o fim de março.

É importante esclarecer que isso não significa que em determinada cidade, como, por exemplo, Porto Alegre ou Itaqui, se registre precipitação diariamente até o fim de março. A tendência é válida para o Estado.

Da mesma forma não se deve esperar tempo permanentemente chuvoso. No restante deste mês, apesar de períodos de instabilidade muito frequentes, haverá momentos em que o sol aparece com nuvens em intervalos entre a instabilidade. Dependendo do local, estes intervalos sem chuva serão mais ou menos longos.

O quadro de instabilidade mais persistente no restante deste mês será favorecido pela presença de ar quente e úmido no Estado, gerando nuvens de chuva diariamente.

Por isso, a tendência é que em diversas regiões os acumulados de chuva nos próximos sete a dez dias sejam altos com marcas próximas ou acima de 100 mm com marcas até superiores a 150 mm em alguns pontos.

O mapa acima mostra a projeção de chuva do modelo canadense até o dia 31 deste mês e está disponível ao assinante na seção de mapas com duas atualizações diárias.

Por fim, temporais isolados poderão acompanhar a chuva em alguns dias, mas no geral a instabilidade se limitará mais ao registro de chuva.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE