Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Tempestade no Paraná derruba linhas de transmissão e força manobras de emergência em Itaipu

Conforme a MetSul Meteorologia, ventos chegaram a 100 Km/h

Correio do Povo
por  Correio do Povo
24/10/2021 17:13 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

As fortes chuvas que atingiram o Paraná na noite desse sábado fizeram com que a Usina Hidrelétrica de Itaipu realizasse manobras de emergência para evitar um apagão no Brasil e Paraguai. Segundo a MetSul Meteorologia, os ventos acima de 100 Km/h derrubaram linhas de transmissão, o que obrigou a usina a realizar tal movimento. O anúncio foi feito pela empresa nas redes sociais.

A queda das torres de linhas de transmissão sugere que o vento pode ter passado de 150 Km/h | Foto: Reprodução

O acionamento das proteções da usina acarretou na redução de energia. Para compensar a queda, as comportas do vertedouro foram abertas. Segundo o comunicado da empresa, a operação foi necessária para atender o Acordo Tripartite entre Paraguai, Argentina e Brasil, que estabelece limites para a variação de níveis no ponto de medição da água abaixo da Tríplice Fronteira. A empresa informou também que não houve danos à instalação.

De acordo com a MetSul, o Aeroporto de Foz do Iguaçu registrou ventos de 80 km/h, mas as rajadas no oeste do Paraná passaram de 100 km/h. A queda das torres de linhas de transmissão sugere que o vento em alguns pontos podem ter atingido marcas tão altas quanto 120 km/h a 150 km/h.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE