Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Taxa de incidência do coronavírus em Caxias é maior que a do Estado e do país

Conforme boletim divulgado pela Secretaria de Saúde, cidade tem 6,7 casos positivos para cada 100 mil habitantes

Pioneiro
por  Pioneiro
13/04/2020 08:28 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A taxa de incidência de casos positivos do coronavírus em Caxias do Sul é a maior do Rio Grande do Sul, conforme boletim epidemiológico divulgado neste domingo (12) pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Conforme os dados, o município serrano tem 6,7 casos para cada 100 mil habitantes. Para se ter uma ideia, no Estado essa taxa é de 5,4 para cada 100 mil pessoas e, no Brasil, de 5,7 para 100 mil habitantes.

Marcelo Casagrande / Agencia RBS

No total, Caxias contabilizava, até as 18h deste domingo, 34 casos positivos, sendo 13 recuperado e 28 pessoas ainda aguardando pelo resultado. Destes, três positivos e quatro suspeitos estão internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de 14 pacientes (um confirmado) hospitalizados.

Dos 34 casos de Caxias do Sul, 17 são homens (entre 15 e 79 anos) e 17 são mulheres (20 a 59 anos), sendo que 21 são profissionais da saúde.

A Secretaria da Saúde também divulgou no último boletim que 73,52% dos 25 leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) estão ocupados - apenas nove ainda estão vagos - e a distribuição de casos positivos por bairros da cidade. O Santa Catarina e o Madureira concentram o maior número de casos (quatro cada), seguidos por Exposição e Ana Rech (três cada).

Em meio ao isolamento social, festa de aniversário reúne cerca de 200 pessoas no interior de Caxias do Sul

Em meio às medidas de isolamento tomadas pelos governos e também a uma série de recomendações do Ministério da Saúde para evitar o aumento do contágio por coronavírus no país, pelo menos três pontos de aglomeração foram identificados pela Brigada Militar (BM) de Caxias do Sul neste final de semana. As ocorrências relacionadas à perturbação de sossego alheio foram atendidas entre a noite de sábado (11) e a madrugada de domingo (12). Uma delas era uma festa de aniversário, no interior da cidade, que reuniu cerca de 200 pessoas.

Segundo informações da BM, um vizinho, incomodado pelo barulho, acionou a polícia por volta das 3h40min de domingo. A festa ocorria em uma propriedade privada de Fazenda Souza. À polícia, o aniversariante de 21 anos relatou que teria "perdido o controle" em relação ao número de pessoas, alegando ter convidado apenas 30 pessoas para o evento. Com a presença dos policiais, o jovem encerrou a festa.

Outras aglomerações foram constatas por atendimento policial em dois pontos de Caxias do Sul, ambas com reunião de carros com som alto. A primeira abordagem ocorreu por volta das 23h de sábado, em um terreno do bairro Diamantino. A BM emitiu seis autos de infração de trânsito e uma motocicleta foi removida ao depósito de veículos.

Aproximadamente 100 pessoas estavam reunidas também em um loteamento ainda não habitado na Estrada Municipal David Milani, no bairro Monte Bérico. A BM foi acionada por volta da 1h40min de domingo após reclamações relacionadas ao barulho. Conforme registro da ocorrência, 32 veículos estavam estacionados no local. Os participantes foram orientados pela polícia a deixarem o espaço.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE