Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Tarifas de gás natural vão cair mais de 20% em Santa Catarina

A informação é da distribuidora SCGás e a mudança ocorre devido revisão tarifária semestral realizada pela Aresc, a agência reguladora do Estado.

NSC
por  NSC
24/05/2020 22:35 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Com a influência da forte queda do preço do petróleo tipo brent no mercado internacional devido à pandemia da Covid-19, o valor das tarifas de gás natural para os diversos grupos de consumidores vai cair mais de 20% a partir de julho em Santa Catarina. A informação é da distribuidora SCGás e a mudança ocorre devido revisão tarifária semestral realizada pela Aresc, a agência reguladora do Estado.

Gasodutos no Vale do Itajaí Foto:Artur Moser, Banco de Dados, NSC

Devido à regulação do setor, os valores das tarifas têm pequenas diferenças para os grupos de consumidores industriais, comerciais, residenciais e de GNV (Gás Natural Veicular). Para as grandes indústrias, que respondem pela maior fatia de consumo do Estado, a queda da tarifa é estimada em 21%. Com essa variação média, o Estado segue com tarifas entre as mais baratas do Brasil.

Sobre o impacto da pandemia no consumo total de gás natural no Estado, a empresa informa que em abril houve uma retração de 47% frente ao mesmo mês do ano passado. Em maio, como quase todos os setores econômicos do Estado voltaram à atividade, a retração do consumo deve fechar em torno de 30%.

Quando surgiu a crise do novo coronavírus, a SCGás ofereceu aos clientes uma política comercial extraordinária, que incluiu parcelamentos de faturas e outras flexibilizações de compromissos para ajudar o consumidor nessa fase mais difícil. Segundo a companhia, a política teve ampla adesão do mercado, o que mostrou eficácia no equilíbrio das relações comerciais para esse momento excepcional. Essa flexibilização de pagamentos evitou crescimento da inadimplência, que ficou controlada.

Durante o mês de abril, a SCGás forneceu o insumo para 285 indústrias que representam mais de 50% do PIB industrial do Estado, 133 postos de Gás Natural Veicular (GNV) em 50 cidades, 643 unidades consumidoras comerciais, cinco clientes de cogeração, um de matéria prima e 15.655 unidades residenciais. A companhia apurou junto ao Denatran que em março deste ano Santa Catarina tinha 107.429 usuários de GNV com carros emplacados no Estado.

Para quem quer saber mais sobre o custo do gás natural em SC basta acessar no site da companhia o link http://www.scgas.com.br/uploads/editores/20200523012845.pdf

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE