Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Auonline
Economia

Tarifas da Corsan terão aumentos a partir de julho

Reajustes foram autorizados pela agências reguladoras. Índice homologado pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Municipais de Erechim (Ager) é de 4,56%.

Assessoria Gov/RS
por  Assessoria Gov/RS
02/06/2021 16:04 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

As agências que regulam os serviços de saneamento na área de atendimento da Corsan homologaram os respectivos reajustes tarifários anuais. Os índices passarão a incidir sobre as faturas emitidas a partir de 1º de julho de 2021.

O reajuste anual tem o propósito de atualizar monetariamente a estrutura de custos homologada pelas agências reguladoras no processo de Revisão Tarifária Periódica (RTP) de 2019. A Corsan informou que a metodologia adotada consiste na aplicação de uma cesta de índices inflacionários (INPC, IGP-DI, INCC-DI, IPCA e índices das concessionárias de energia elétrica) segregados por grupos de despesas.

A regulação dos serviços da companhia é feita por cinco agências. Os índices homologados em cada uma foram:

– Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs): 12,19% com recomendação de parcelamento;

– Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja (Agesb): 9,38%;

– Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Agesan-RS): 6,97%

– Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Santa Cruz (Agerst): 5,46%

– Agência Reguladora dos Serviços Públicos Municipais de Erechim (Ager): 4,56%;

Embora a Corsan seja uma empresa de âmbito estadual, os custos e despesas são apurados por município, e estes são agrupados em bases tarifárias independentes, de acordo com a agência reguladora à qual se vinculam. Além disso, cada agência tem autonomia decisória quanto à metodologia e o reajuste aplicado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE