Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Tarde de Campo apresenta alternativas para cultivo do milho em Ipiranga do Sul

O evento aconteceu na propriedade de Waldecir Pedro Scolari, Linha Inhaqué, Ipiranga do Sul e contou com a presença de agricultores do município e da região.

Fonte Agência de Jornalismo
por  Fonte Agência de Jornalismo
22/03/2023 20:49 – atualizado há 3 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

Com o objetivo de apresentar aos produtores rurais diferentes formas de desenvolvimento da cultura do milho, a Emater/RS-Ascar e a Secretaria de Agricultura de Ipiranga do Sul promoveram a Tarde de Campo na terça-feira, dia 21, com o apoio da Sicredi.

O evento aconteceu na propriedade de Waldecir Pedro Scolari, Linha Inhaqué, Ipiranga do Sul e contou com a presença de agricultores do município e da região, representantes dos municípios de Getúlio Vargas, Cruzaltense, Quatro Irmãos, Charrua, Sertão, Estação, Tapejara, Ponte Preta, Paulo Bento, Jacutinga e Campinas do Sul.

Na oportunidade o vice-prefeito de Ipiranga do Sul, Fabiano Luiz Klein, desejou as boas-vindas aos visitantes e agradeceu às entidades promotoras pela preocupação em buscar novas alternativas para o desenvolvimento agrícola, em especial, para a agricultura familiar. Também fizeram o uso da palavra o gerente da Sicredi, Arthur Ernesto Dall Agnol, o gerente adjunto da Regional da Emater de Erechim, Cesar da Rosa e o proprietário Waldecir Pedro Scolari.

Estações apresentadas

O público presente pode acompanhar os resultados experimentais que foram realizados com orientações da Emater/RS-Ascar. Em três estações diferentes aprenderam sobre:

1ª Estação: Manejo da Irrigação com explanação do Engenheiro Agrônomo Oberdan Scolari e do Técnico Agrícola Renato Mores, ambos da Emater que falaram do manejo do solo e apresentaram o Sensor Irrigas, tecnologia desenvolvida pela Embrapa para controle da umidade do solo, sensor de baixo custo desenvolvido para a agricultura familiar.

2ª Estação: Manejo da Cultura do Milho Irrigado, apresentada pelo Engenheiro Agrônomo Bruno Utermoehl, Emater/RS-Ascar, que mostrou os resultados do trabalho experimental desenvolvido na propriedade de Waldecir Pedro Scolari.

3ª Estação: Vantagens de Aplicações de Defensivos Agrícolas com Drone, que foi exposta por Rodrigo Husadel Gomes, da empresa SAGRIS, demonstrando vantagens da aplicação aérea que o drone proporciona com a exibição do funcionamento do equipamento.

A área de cultivo foi de sete hectares de milho irrigado cultivados na propriedade de Waldecir Pedro Scolari obtendo o resultado de 208 sacas por hectare. A produção dobrou em relação à média das áreas próximas não irrigadas, onde o resultado da colheita foi em torno de 100 sacas por hectare.

Para o controle da umidade do solo foi utilizado o Sensor Irrigas, que possibilitou estabelecer os momentos certos para ligar o equipamento e realizar a irrigação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE