Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

SUS receberá reforço assistencial na epidemia da Covid-19 de estudantes da área da saúde

O edital que descreve o programa Brasil Conta Comigo foi publicado no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (1).

Assessoria Gov/RS
por  Assessoria Gov/RS
01/04/2020 14:12 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Alunos de medicina, enfermagem, farmácia e fisioterapia que estiverem nos últimos anos da graduação deverão atuar na cobertura assistencial a pacientes com Covid-19, em caráter excepcional e temporário no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O edital que descreve o programa Brasil Conta Comigo foi publicado no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (1).

Os Estados, municípios e unidades de saúde poderão se cadastrar para receber a força de trabalho dos acadêmicos, que atuarão sob supervisão de profissionais. Os alunos poderão atuar em postos de saúde, unidades de pronto atendimentos, estabelecimentos da rede hospitalar e unidades de saúde voltadas às populações indígenas, quilombolas e ribeirinhas.

Os estudantes que deverão aderir ao programa são os que estiverem no devidamente matriculados no sistema federal de ensino (universidades públicas e privadas) no 5º e no 6º ano de medicina e nos últimos anos dos cursos de enfermagem, farmácia e fisioterapia. 

A carga horária será de 40 horas semanais, com uma bolsa no valor de R$ 1.045,00. Os alunos de outros anos desses cursos também poderão aderir ao programa, se desejarem, com bolsa no valor de R$ 522,50. Também receberão um certificado de participação no esforço de contenção da pandemia da Covid-19, com a respectiva carga horária.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE