Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

Surtos de diarreia aguda já atingiram duas mil pessoas no RS

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde emitiu alerta confirmando que, em nove cidades, está comprovado que o vírus causador da doença gastrointestinal é o chamado norovírus.

Rádio Guaiba
por  Rádio Guaiba
11/10/2021 21:36 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Os surtos de doença diarreica aguda (DDA), registrados em 25 municípios gaúchos, já atingiram pelo menos duas mil pessoas. Os municípios com maior número de casos no Rio Grande do Sul foram, até agora, Bento Gonçalves, com 394 casos, Santa Cruz do Sul (374) e Saldanha Marinho (228). O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) emitiu alerta confirmando que, em nove cidades, está comprovado que o vírus causador da doença gastrointestinal é o chamado norovírus.

FREEPIK

Nas demais 16 cidades, os casos seguem em investigação. O Cevs explica que alguns municípios informaram apenas que tiveram um ou mais surtos identificados, sem a confirmação do número de pessoas. Segundo o órgão, medidas de investigação e controle vêm sendo realizadas, em conjunto com as Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs).

O vírus pode ser transmitido pela água ingerida, através de alimentos ou de pessoa para pessoa. “Pode ocorrer tanto por água contaminada quanto de pessoa para pessoa. Uma pessoa infectada que vai ao banheiro, por exemplo, e não higieniza as mãos, pode estar com vírus e acabar transmitindo para outra pessoa”, explicou a coordenadora da Comissão de Controle de Infecções do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Caroline Deutschendorf.

A coordenadora orienta a população a consumir água de fontes seguras e tratadas e reforçar os hábitos de higiene, como lavar as mãos. Ela também alerta que além de sintomas como diarreia, a pessoa pode apresentar febre, mal-estar no corpo, náusea e vômito. “O ideal para a recuperação é repouso, hidratação, tomar líquido e cuidar da fonte de água. Seguir tomando líquido da mesma fonte contaminada não adianta, é preciso verificar bem a fonte da água”, observa. Conforme Caroline, na maioria das vezes são casos leves.

A limpeza periódica de caixas d’água é recomendada para evitar a disseminação deste vírus. Conforme a Vigilância em Saúde, o norovírus pode apresentar resistência às concentrações de cloro aplicadas na água tratada previstas na legislação de potabilidade. Além disso, o aumento de resíduos orgânicos na água pode fazer com que esse vírus resista ao tratamento químico previsto.

Recomendações a população em geral

– Consumir água de fontes seguras (potável) tratadas, que tenham processo de desinfecção por cloro ou outra tecnologia. Caso seja desconhecida a fonte, em situações de emergência, recomenda-se fervê-la antes do consumo e antes do preparo de alimentos por, no mínimo, 5 minutos.

– A higienização das superfícies, equipamentos e utensílios utilizados no preparo e consumo de alimentos deve ser realizada com água tratada e/ou fervida.

– O gelo para consumo ou conservação de alimentos deve ser oriundo de água potável e/ou fervida.

– Higienizar as mãos de forma adequada, lavando-as com água e sabão, principalmente após a utilização de banheiro, troca de fraldas, antes de preparar e manipular alimentos e antes das refeições.

– Afastar as pessoas doentes das atividades de manipulação de alimentos e reforçar a higiene pessoal mesmo após o desaparecimento dos sintomas.

– Realizar a limpeza da caixa d’água uma vez ao ano ou sempre que necessário.

– Ambientes de creches e escolas demandam uma maior atenção, visto que são locais mais comuns para esses tipos de surtos.

Confira as cidades com surtos em investigação e número de casos reportados até o momento:

Barra Funda* – 26 casos

Bento Gonçalves* – 394 casos

Carlos Barbosa – surtos identificados (sem informação de número de casos)

Caxias do Sul – surtos identificados (sem informação de número de casos)

Colorado* – 19 casos

Dois Irmãos* – mais de 200 casos

Esteio – 144 casos

Garibaldi – surtos identificados (sem informação de número de casos)

Horizontina – 69 casos

Lavras do Sul – 174 casos

Mato Leitão – 50 casos

Monte Belo do Sul – surtos identificados (sem informação de número de casos)

Morro Reuter – cerca de 20 casos

Pinto Bandeira – surtos identificados (sem informação de número de casos)

Porto Alegre* – 3 casos

Saldanha Marinho – 228 casos

Santa Cruz do Sul* – 374 casos

Santa Maria – surtos identificados (sem informação de número de casos)

Santana do Livramento* – 214 casos

Santa Rosa – 28 casos

Santo Cristo – 14 casos

São Marcos – surtos identificados (sem informação de número de casos)

Sarandi* – 49 casos

Tucunduva* – 33 casos

*cidades que já tiveram ao menos duas amostras clínicas de pessoas confirmadas para o norovírus

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE